Altruísmo

  • António Ferreira

    Nasceu em Rio de Moinhos, muito perto de Estremoz, em pleno Alto Alentejo. Reside em Braga, cidade que adotou como sua, há muitos anos. Capitão do Exército, já reformado, esteve colocado, durante a sua vida militar, na Escola Prática de Cavalaria em Santarém, no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, no Regimento de Lanceiros 2 em Lisboa e, finalmente, durante 8 anos no Regimento de Cavalaria (...)

  • Manuel Joaquim Fernandes da Costa

    Manuel Joaquim Fernandes da Costa

    Natural de S. Vítor, Braga, nasceu em 6 de setembro de 1964; o terceiro de cinco irmãos. Frequentou o Seminário da Arquidiocese de Braga a partir do sétimo ano de escolaridade e foi ordenado sacerdote na nossa Sé Catedral em 27 de agosto de 1989, nas comemorações dos novecentos anos da Catedral de Braga. Celebrou Missa Nova na igreja paroquial de S. Vítor a 10 de setembro de 1989. Iniciou a sua (...)

  • Maria Pilar Barbosa

    Maria Pilar Barbosa

    Nasceu em Braga, a 16 de março de 1967. É casada e mãe de dois filhos. Cumpriu o ensino secundário na Escola Secundária D. Maria II, em Braga e licenciou-se em Engenharia e Gestão Industrial. Posteriormente concluiu o Programa de Gestão de Organizações Sociais, pela AESE Business School. Exerceu atividade profissional na Fábrica de Malhas Filobranca, na Póvoa de Lanhoso. Fruto dos valores (...)

  • Vera Vaz

    Vera Vaz

    Natural de Ponte da Barca é mentora e co-fundadora da CERCI Braga ? Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos, da qual é a atual Presidente do Conselho de Administração. A solidariedade social sempre fez parte do seu percurso de vida, estando desde a adolescência envolvida em ações de voluntariado e assumindo a coordenação de diferentes projetos no Instituto Português (...)

  • Artes e Cultura

  • Aida Alves

    Aida Alves

    Diretora de Serviços da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), com funções de gestão, administração e organização de todos os setores e serviços existentes, de acordo com os Estatutos da Biblioteca. Possui o Diploma de Estudos Avançados em "Métodos de Investigação em Biblioteconomia", no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca (2004); o Curso de Formação Especializada (...)

  • Diana Sá Carneiro

    Nasceu em Braga em 1979, cidade onde iniciou os seus estudos de dança em 1984, prosseguindo-os, a partir dos 13 anos, no Porto com Fernanda Canossa e no Grupo Experimental de Bailado, daquela cidade. Trabalhou, ainda, com John Carney, Sandra Esteves, Gillian Anthony, Pauline Will, Alexander Vorontsov, Liliana Pavlovschi e Helena Mendonça, entre outros. Em dança moderna e contemporânea trabalhou (...)

  • Lídia Borges

    Lídia Borges é pseudónimo literário de Olívia Maria Barbosa Guimarães Marques, natural de Braga. Professora do Ensino Básico, sempre teve a Literatura como um suporte imprescindível à compreensão do Mundo e do Homem. Possui obra publicada nos géneros de Conto e Poesia. No âmbito da literatura para os mais novos, O Homem Que Roubava Sonhos é premiado no Concurso Nacional de Conto Matilde Rosa (...)

  • Rui Ferreira

    Rui Ferreira

    Nasceu em Braga, em 1984. Frequentou a Escola de Engenharia da UMinho, tendo-se licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa em 2009. Obteve o grau de Mestre em Património e Turismo Cultural na UMinho (2013), com a dissertação ?Festas de S. João em Braga: raízes, história e potencial turístico?. Em 2019 concluiu o doutoramento em Estudos Culturais na UMinho, tendo como tese ?Os (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • Associação Cultural e Recreativa de Palmeira

    A Associação Recreativa e Cultural de Palmeira foi fundada pelo Doutor Victor de Almeida, em maio de 1979. Ao longo destes 39 anos de existência, tem procurado ser uma referência ao nível da Cultura, Folclore, Etnografia e Desporto, não só na freguesia, mas também em todo o concelho. Desde sempre muito ativa e presente na comunidade, as suas atividades encontram-se divididas em 4 secções. O (...)

  • GFUM - Grupo Folclórico da Universidade do Minho

    O Grupo Folclórico da Universidade do Minho foi fundado a 22 de junho de 1993, integrando as festas sanjoaninas da cidade de Braga. Inserido na ARCUM ? Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, a sua criação prende-se com os objetivos de recolha, preservação e divulgação da cultura popular do Baixo Minho. Desta forma, contribui para o enriquecimento da esfera cultural da academia (...)

  • Grupo de Cantares Mulheres do Minho

    Grupo de Cantares Mulheres do Minho

    O Grupo de Cantares Mulheres do Minho iniciou a sua atividade musical em 1998. Surgiu com o propósito de preservar e divulgar a música cantada pelas lavradeiras minhotas. Para o fazer foi inicialmente feito um trabalho de pesquisa e de recolha de músicas, ficando tudo compilado no livro ?Os Cantares Polifónicos do Baixo Minho? (1997) da autoria de Ana Maria Azevedo. Dentro das tradições musicais (...)

  • Orion - Sociedade Científica de Astronomia do Minho

    A ORION é uma Associação sem fins lucrativos com sede na Rua Maria Delfina Gomes n.º 4, em Gualtar. Foi fundada em 19 de abril de 2005. Desde essa data, desenvolveu centenas de atividades em escolas por todo o país, ministrou cursos de Astronomia e ministrou sessões públicas de observação do céu para além de ter participado em projetos e ações de divulgação científicas no país e no estrangeiro. A (...)

  • Associação Desportiva

  • Aero Clube de Braga

    Aero Clube de Braga

    O Aero Clube de Braga é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, fundada em 1935 e um símbolo de excelência na formação aeronáutica. Desenvolve diversas atividades ligadas ao desporto aeronáutico, formação de pilotos, bem como a realização de Festivais Aéreos que tem atraído milhares de visitantes. Destaca-se ainda pelas ações solidárias que realiza frequentemente, mais (...)

  • Braga Rugby

    Braga Rugby

    A Associação Braga Rugby foi criada em janeiro de 2020 depois de 10 anos de atividade enquanto valência desportiva do Centro Cultural e Social de Santo Adrião. Tem no presente cerca de 150 atletas federados e é já um dos maiores clubes do norte de Portugal em número de jogadores. Compete em provas nacionais e regionais, nos 9 escalões etários existentes nas competições do rugby nacional. O Braga (...)

  • Clube de Golfe de Braga

    Clube de Golfe de Braga

    O Clube de Golfe de Braga é uma associação sem fins lucrativos e pessoa coletiva de direito público, com sede na freguesia de Palmeira, do concelho de Braga. Foi constituída, por escritura outorgada, em 19 de Julho de 1993. Está Inscrita na Federação Portuguesa de Golfe e é, ainda, detentora do estatuto de Utilidade Pública Desportiva concedido por despacho do Diário da República a 30 de Maio de (...)

  • Dumiense Futebol Clube

    Dumiense Futebol Clube

    O Dumiense Futebol Clube, foi fundado a 5 de abril de 1962. Atualmente, o clube tem como principais modalidades o Futebol, o Voleibol, o Karaté, o Rope Skipping e o Atletismo. No futebol, modalidade única até há uns anos, conta já com alguns títulos regionais, nos vários escalões. Conta com mais de 250 atletas, que competem nos diferentes escalões da AF de Braga (pré-petizes, petizes, traquinas, (...)

  • Associativismo

  • Adelino Lopes Ribeiro

    Adelino Lopes Ribeiro

    Nasceu a 15 de junho de 1947 na freguesia de Chorente, Barcelos. Foi educado e criado, devido à morte de parto de sua mãe, pelos seus avós maternos, na freguesia de Vilaça, Braga. Em criança acompanha a sua avó, todos os domingos, à missa, em Aveleda. Assim começou a sua ligação a esta terra, que não sendo sua, a adotou de coração, e até hoje ali permanece. Com 10 anos, ingressou no CNE de (...)

  • Carlos Barbosa

    Carlos Barbosa

    Carlos Manuel Rebelo Barbosa Nasceu em Palmeira, Braga, em 1968, onde realizou os seus primeiros estudos académicos. Foi também em Palmeira que iniciou as suas lides associativas, quer nas atividades da paróquia, quer na associação cultural e recreativa local. Em 1983 participou na peça, Um Macaco a Fazer Contas e, no ano seguinte, foi um dos fundadores do grupo Pantomineiros, da mesma (...)

  • Fernando Melo Mendes

    Fernando Melo Mendes

    Fernando de Melo Antunes Mendes, nasceu em Luanda em 1950 e veio viver para Braga em 1960, onde se radicou. Livreiro reformado, desde então dedicou-se à investigação e à realização de atividades culturais e da defesa do património. No setor Cultural, tem editado vários livros. Foi fundador da RTM ? Rádio e Televisão do Minho, em 1987 e da Associação Braga+, em 2013, onde concretiza a rubrica da (...)

  • Luis Botelho

    Luis Botelho

    Natural de Braga, a sua ligação ao dirigismo desportivo vem já de longa data. Iniciou o seu percurso como dirigente desportivo, em 2001, ao serviço do Hóquei Clube de Braga, onde foi praticante da modalidade de hóquei em patins durante 12 anos. Desde que iniciou a sua ligação ao Hóquei Clube de Braga regista no seu palmarés uma subida da terceira para a segunda divisão; quatro subidas da segunda (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Presépio ao Vivo de Priscos (Galardão Evento) - Edição XIV, 2011