Altruísmo

  • César Ruiz Martín

    César Ruiz Martín nasceu em Marcilla de Campos, em terras castelhanas, no dia 8 de novembro de 1956. Realizou a formação básica e secundária com os Irmãos das Escolas Cristãs e os estudos universitários em Teologia e Línguas Estrangeiras nas Universidades de Salamanca, Burgos e Braga. Atualmente tem a dupla nacionalidade, espanhola e portuguesa, mas considera-se ?cidadão do mundo?. Para além do (...)

  • Luís Gonzaga Dinis

    Nasceu em 1947, em Oliveira, S. Mateus, Vila Nova de Famalicão, no seio de uma família profundamente cristã. Frequentou o Seminário de Nossa Senhora da Conceição, e o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, mas é à frequência do Centro Académico de Braga (CAB), dirigido pelos Jesuítas, que atribui, depois da influência da família onde cresceu, a pedra de toque da sua formação humana e cristã. (...)

  • Manuel Joaquim Costa

    Manuel Joaquim Costa

    Manuel Joaquim Azevedo da Costa nasceu a 9 de abril de 1971, em Vila Nova de Famalicão. Em 1982 entrou para o Seminário Menor de Nossa Senhora da Conceição e em 1989 frequentou o Seminário Maior de S. Pedro e S. Paulo. Em 1996, formou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa em Braga, tendo sido ordenado diácono pelo Arcebispo Primaz D. Eurico Dias Nogueira, na Cripta do Sameiro a 20 (...)

  • Maria de Fátima Soeiro

    Coordenadora Regional da Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em regime de voluntariado, desde 2013 e Responsável pela Unidade de Psico-Oncologia desta Delegação, cujo objetivo é o atendimento gratuito de doentes oncológicos e suas familias. Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto e Mestre em Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho. Foi Psicóloga e (...)

  • Artes e Cultura

  • José Gonçalves

    José Gonçalves, também conhecido por ?Zé Violas?, nasceu em Braga, a 05 de agosto de 1969. Filho mais novo de António Gonçalves, desde cedo ficou fascinado por esta arte e assim deu continuidade à herança familiar e marcante tradição de um ofício bracarense, o de violeiro. Começou muito jovem, com cerca de 12 ou 13 anos, a embrenhar-se na arte de construir, de forma artesanal, os tradicionais (...)

  • José Teixeira

    José Gonçalves Teixeira é natural de Braga e o rosto principal do grupo dst, do qual é o Presidente do Conselho de Administração. A cultura assume-se como uma opção estratégica que tem em vista um elevado desempenho económico. Aposta num programa de responsabilidade social que abrange áreas como a cultura, a educação, a saúde, a segurança, o ambiente e o conhecimento, tendo vindo a manter a (...)

  • Miguel Louro

    Miguel Louro

    Miguel Louro nasceu na Póvoa do Varzim, em 30 de novembro de 1955, reside na freguesia de Tebosa, Braga. Paralelamente à sua exigente atividade profissional, desde muito cedo, descobriu a paixão pela arte de registar imagens e momentos através da sensibilidade do ?olhar? minucioso da sua ?objetiva?. Possui um laboratório fotográfico pessoal e tem vindo, ao longo dos tempos, a desenvolver um (...)

  • Orlando Costa - Zé gato

    Orlando Costa nasceu em Braga em 1948. 20 anos depois, rumou a Lisboa e ao Conservatório Nacional de Teatro. Os primeiros tempos foram difíceis?a adaptação ao vocabulário, às novas rotinas, as saudades de casa e da família. Mas o amor ao Teatro falou mais alto! Ainda no Conservatório, fez a primeira estreia profissional no Teatro Experimental de Cascais. Fez televisão, algum cinema, alguma (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • Associação Cultural e Recreativa de Palmeira

    A Associação Recreativa e Cultural de Palmeira foi fundada pelo Doutor Victor de Almeida, em maio de 1979. Ao longo destes 39 anos de existência, tem procurado ser uma referência ao nível da Cultura, Folclore, Etnografia e Desporto, não só na freguesia, mas também em todo o concelho. Desde sempre muito ativa e presente na comunidade, as suas atividades encontram-se divididas em 4 secções. O (...)

  • Gatuna

    Gatuna

    Numa tentativa de alargar e modificar a longa tradição de tunas masculinas, surgiu a ideia de formar uma Tuna Feminina. Assim, por entre jantaradas cantantes e um grande desejo de cantar, nasceu a Gatuna, e já lá vão 25 anos. Com um nome muito curioso e com uma maneira muito própria de ser tuna, aliada à originalidade da sua música, a Gatuna tem vindo a conquistar um lugar sólido no panorama (...)

  • Grupo de Cantares Mulheres do Minho

    Grupo de Cantares Mulheres do Minho

    O Grupo de Cantares Mulheres do Minho iniciou a sua atividade musical em 1998. Surgiu com o propósito de preservar e divulgar a música cantada pelas lavradeiras minhotas. Para o fazer foi inicialmente feito um trabalho de pesquisa e de recolha de músicas, ficando tudo compilado no livro ?Os Cantares Polifónicos do Baixo Minho? (1997) da autoria de Ana Maria Azevedo. Dentro das tradições musicais (...)

  • SYnergia

    SYnergia

    Associação SYnergia Fundada em 2004, é constituída por uma equipa multidisciplinar de jovens proactivos e empreendedores, com o objetivo de promover eventos e desenvolver projetos com e para os jovens, mantendo uma relação de proximidade com toda a comunidade. Baseia-se nos valores que sustentam as associações juvenis: justiça, solidariedade, cooperação, responsabilidade e consciência social e (...)

  • Associação Desportiva

  • Associação Internacional Wado Karaté Portugal

    A AWIKP nasceu em 1996, em Braga, com o objetivo de fomentar e difundir a prática do karate a nível regional e nacional, respeitando e incentivando os valores fundantes da modalidade em crianças, jovens e adultos, independentemente do estrato sociocultural. Com mais de meio milhar de associados, espalhados por cerca de 25 clubes, é uma das maiores associações de karate do país, com elevado número (...)

  • Braga Rugby

    Braga Rugby

    O Braga Rugby surgiu no final de Novembro de 2010 no seio do Centro Cultural e Social de Santo Adrião. Em apenas 3 anos de existência, integra já cerca de centena e meia de atletas federados. Competindo em provas nacionais e regionais, nos 9 escalões etários existentes no rugby, desde os sub8 até aos seniores, o Braga Rugby integra ainda uma equipa feminina. Para além de desenvolver um projecto (...)

  • S. Paio Arcos F.C.

    S. Paio Arcos F.C.

    O S. Paio d?Arcos Futebol Clube inicia a sua atividade com uma equipa de futebol popular e foi num desses jogos que sentiram que podiam fazer mais. Foi, então, que começaram a treinar regularmente e fundaram o clube, a 6 de julho de 1975. Inicialmente, participavam no campeonato do INATEL, o que aconteceu até 1986. Neste ano participaram pela primeira vez na A.Futebol de Braga, filiando-se na (...)

  • S.C. "Leões das Enguardas"

    ?Leões um dia, Leões para sempre!?, é o lema que guia o S.C. Leões das Enguardas desde a sua fundação, em 1952. Criado no antigo (e extinto) Bairro do Carandá por um grupo de apaixonados pelo desporto, teve como principal base a dedicação ao Sporting C.P., fonte de inspiração para o nome e para as cores do clube. Ao longo dos seus 51 anos de história, o clube teve já modalidades como futsal e (...)

  • Associativismo

  • Alberto Cerqueira

    Alberto Cerqueira

    Alberto Cerqueira nasceu em 1951. Licenciado em Orientação Educativa pela Universidade Católica e professor no 2.º ciclo do ensino básico há cerca de 40 anos, desde cedo mostrou uma forte aptidão para o associativismo como forma de participação ativa na comunidade, em várias áreas: na educação ? dirigente das associações de pais e encarregados de educação das escolas André Soares e Carlos (...)

  • Armando Fernandes

    Armando Fernandes

    A sua ligação ao dirigismo desportivo vem já de longa data. Assim, iniciou-a como dirigente (e antes jogador) do Grupo Desportivo e Recreativo de Santa Tecla, nos longínquos anos da década de 70. Posteriormente, integrou a Comissão de Propaganda e Fundos do Sporting Clube de Braga, nas direções dos Eng. Artur Silva e Luís de Sousa, tendo colaborado, desta forma, com a principal coletividade do (...)

  • Hilário de Sousa

    Hilário Fernandes C. de Sousa nasceu em Lisboa, a 8 de dezembro de 1963, viveu a infância e adolescência em Quintiães (Barcelos), e reside em Braga desde 1987. É Licenciado em Humanidades (Português, Latim e Grego), pela Faculdade de Filosofia de Braga/Universidade Católica Portuguesa, e Mestre em Educação ? Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, pela Universidade do Minho. Foi Militar do (...)

  • João Paulo Vieira

    João Paulo Vieira é o Diretor Executivo do Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga e é também Presidente da ORION ? Sociedade Científica de Astronomia do Minho. Com 48 anos de idade é Arquiteto de formação e Professor desde 1990. Tem na Astronomia e na Ciência em geral a sua grande paixão, tendo concluído o seu Mestrado em Ensino de Astronomia, na Universidade do Porto em (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- António Cunha (Galardão Ciências e Educação) - Edição XIII, 2010