Altruísmo

  • António Ferreira

    Nasceu em Rio de Moinhos, muito perto de Estremoz, em pleno Alto Alentejo. Reside em Braga, cidade que adotou como sua, há muitos anos. Capitão do Exército, já reformado, esteve colocado, durante a sua vida militar, na Escola Prática de Cavalaria em Santarém, no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, no Regimento de Lanceiros 2 em Lisboa e, finalmente, durante 8 anos no Regimento de Cavalaria (...)

  • Luís Gonzaga Dinis

    Nasceu em 1947, em Oliveira, S. Mateus, Vila Nova de Famalicão, no seio de uma família profundamente cristã. Frequentou o Seminário de Nossa Senhora da Conceição, e o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, mas é à frequência do Centro Académico de Braga (CAB), dirigido pelos Jesuítas, que atribui, depois da influência da família onde cresceu, a pedra de toque da sua formação humana e cristã. (...)

  • Maria Pilar Barbosa

    Maria Pilar Barbosa

    Nasceu em Braga, a 16 de março de 1967. É casada e mãe de dois filhos. Cumpriu o ensino secundário na Escola Secundária D. Maria II, em Braga e licenciou-se em Engenharia e Gestão Industrial. Posteriormente concluiu o Programa de Gestão de Organizações Sociais, pela AESE Business School. Exerceu atividade profissional na Fábrica de Malhas Filobranca, na Póvoa de Lanhoso. Fruto dos valores (...)

  • Vera Vaz

    Vera Vaz

    Vera Lúcia Araújo Vaz, natural de Ponte da Barca é mentora e co-fundadora da CERCI Braga ? Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos, da qual é a atual Presidente do Conselho de Administração. A solidariedade social sempre fez parte do seu percurso de vida, estando desde a adolescência envolvida em ações de voluntariado e assumindo a coordenação de diferentes projetos (...)

  • Artes e Cultura

  • Diana Sá Carneiro

    Nasceu em Braga em 1979, cidade onde iniciou os seus estudos de dança em 1984, prosseguindo-os, a partir dos 13 anos, no Porto com Fernanda Canossa e no Grupo Experimental de Bailado, daquela cidade. Trabalhou, ainda, com John Carney, Sandra Esteves, Gillian Anthony, Pauline Will, Alexander Vorontsov, Liliana Pavlovschi e Helena Mendonça, entre outros. Em dança moderna e contemporânea trabalhou (...)

  • Elísio Araújo

    Nasceu em 1954 na freguesia de S. Vicente, Braga. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1980), obteve a Especialização em Ciências Documentais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1987). Em 1976 inicia a atividade como docente do ensino particular, até 1978, e do ensino oficial, até 1983, ano em que ingressa na Universidade (...)

  • José Miguel Braga

    Nasceu em Braga em 1957. É licenciado em Ensino de Português - Francês pela Universidade do Minho e doutorado pela mesma universidade em Ciências da Comunicação, na especialidade de Teoria da Cultura, com uma tese dedicada ao ator intitulada "Aqui é o Mundo - sobre teatro e técnicas de expressão". Iniciou a carreira como professor do ensino secundário em 1978, no Liceu Sá de Miranda, em Braga. (...)

  • Lídia Borges

    Lídia Borges é pseudónimo literário de Olívia Maria Barbosa Guimarães Marques, natural de Braga. Professora do Ensino Básico, sempre teve a Literatura como um suporte imprescindível à compreensão do Mundo e do Homem. Possui obra publicada nos géneros de Conto e Poesia. No âmbito da literatura para os mais novos, O Homem Que Roubava Sonhos é premiado no Concurso Nacional de Conto Matilde Rosa (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • Associação Cultural e Recreativa de Palmeira

    A Associação Recreativa e Cultural de Palmeira foi fundada pelo Doutor Victor de Almeida, em maio de 1979. Ao longo destes 39 anos de existência, tem procurado ser uma referência ao nível da Cultura, Folclore, Etnografia e Desporto, não só na freguesia, mas também em todo o concelho. Desde sempre muito ativa e presente na comunidade, as suas atividades encontram-se divididas em 4 secções. O (...)

  • Associação do Coro Infanto-Juvenil de Esporões

    Fundada em 2000, a ACIJE dinamiza as áreas de canto, música, dança e teatro, envolvendo jovens, adolescentes e crianças em atividades de maior valor, promovendo a sua formação musical, cultural, intelectual e artística. Levou já a palco vários espetáculos de teatro musical, dos quais se destacam, ?Sorriso de Algodão? ?A loja dos Brinquedos? ou ?Sonhos Escondidos na Multidão?, entre outros. (...)

  • Associação Guias de Portugal

    Alicerçada nos métodos e ensinamentos de Baden-Powell, a Associação Guias de Portugal, tem como principal objetivo "proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis". Na região de Braga este movimento surgiu, em 1967, fruto da vontade e coragem de Cármem Alvim, que serviu esta associação ao longo de 30 (...)

  • Grupo de Cantares Mulheres do Minho

    Grupo de Cantares Mulheres do Minho

    O Grupo de Cantares Mulheres do Minho iniciou a sua atividade musical em 1998. Surgiu com o propósito de preservar e divulgar a música cantada pelas lavradeiras minhotas. Para o fazer foi inicialmente feito um trabalho de pesquisa e de recolha de músicas, ficando tudo compilado no livro ?Os Cantares Polifónicos do Baixo Minho? (1997) da autoria de Ana Maria Azevedo. Dentro das tradições musicais (...)

  • Associação Desportiva

  • Academia de Patinagem de Braga

    Academia de Patinagem de Braga

    A Academia de Patinagem de Braga, fundada em 2014 e com sede em Adaúfe, é uma associação desportiva dedicada exclusivamente à modalidade de patinagem artística e conta atualmente com cerca de 150 atletas, com idades compreendidas entre os 4 e os 26 anos. A Academia tem participado em várias competições desportivas a nível regional, nacional e internacional, tendo vindo a alcançar (...)

  • Braga Rugby

    Braga Rugby

    O Braga Rugby surgiu em novembro de 2010 no seio do Centro Cultural e Social de Santo Adrião. Tem no presente cerca de 150 atletas federados, sendo já o segundo maior clube do norte de Portugal. Competindo em provas nacionais e regionais, nos 9 escalões etários existentes nas competições do rugby nacional, desde os sub6 até aos seniores. O Braga Rugby dispõe ainda de uma equipa de veteranos e de (...)

  • Dumiense Futebol Clube

    Dumiense Futebol Clube

    O Dumiense Futebol Clube, foi fundado a 5 de abril de 1962, tendo começado por participar em campeonatos da ex FNAT, atual INATEL na modalidade de futebol. Foi desta paixão que em 1965 se deu a inscrição do clube na Associação de Futebol de Braga. Esta história de perto de 60 anos tem momentos de brilhantismo, nomeadamente a conquista do Campeonato Distrital de Juniores em 1985/86 e consequente (...)

  • S. Paio D'Arcos Futebol Clube

    S. Paio D'Arcos Futebol Clube

    Iniciou a sua atividade com uma equipa de futebol popular e foi num desses jogos que sentiu que podia e conseguia fazer mais e melhor. Foi desta paixão pela modalidade que a 6 de Julho de 1975, o S. Paio d?Arcos Futebol Clube foi formalmente constituído. Inicialmente, participou no campeonato do INATEL, o que aconteceu até 1986. Neste ano participou, pela primeira vez na A. de Fut. de Braga, (...)

  • Associativismo

  • Carlos Barbosa

    Carlos Barbosa

    Carlos Manuel Rebelo Barbosa Nasceu em Palmeira, Braga, em 1968, onde realizou os seus primeiros estudos académicos. Foi também em Palmeira que iniciou as suas lides associativas, quer nas atividades da paróquia, quer na associação cultural e recreativa local. Em 1983 participou na peça, Um Macaco a Fazer Contas e, no ano seguinte, foi um dos fundadores do grupo Pantomineiros, da mesma (...)

  • João Paulo Vieira

    João Paulo Vieira é o Diretor Executivo do Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga e é também Presidente da ORION ? Sociedade Científica de Astronomia do Minho. Com 49 anos de idade é Arquiteto de formação e Professor desde 1990. Tem na Astronomia e na Ciência em geral a sua grande paixão tendo concluído o seu Mestrado em Ensino de Astronomia, na Universidade do Porto em 2004. (...)

  • Luís Botelho

    Natural de Braga, a sua ligação ao dirigismo desportivo vem já de longa data. Iniciou o seu percurso como dirigente desportivo, em 2001, ao serviço do Hóquei Clube de Braga, onde foi praticante da modalidade de hóquei em patins durante 12 anos. Desde que iniciou a sua ligação ao Hóquei Clube de Braga regista no seu palmarés uma subida da terceira para a segunda divisão; quatro subidas da segunda (...)

  • Silvino Granja

    Silvino Granja

    Nasceu em Famalicão. Contabilista certificado de profissão é casado e pai de dois filhos. Iniciou a sua carreira no atletismo, na década de 70, na especialidade de Velocidade, tendo integrado as equipas FAC-Famalicense Atlético Clube e GARDEC, ambas do concelho de Famalicão. Em 1980, foi convidado para o Departamento de Atletismo da Associação Desportiva de Braga. Em 1982, foi um dos sócios (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Regimento de Cavalaria de Braga (Jocelino Rodrigues) - Galardão Organismo de Serviço Público - Edição XVI, 2013