Altruísmo

  • Avelino Amorim

    Nascido a 24/03/1973 em França (Clermont-Ferrand), frequentou os Seminários de Braga, tendo concluído a Licenciatura em Teologia, pela Universidade Católica de Braga, e sendo ordenado presbítero a 20/07/1997. A primeira missão, foi como pároco em Amares e Terras de Bouro durante uma década, até setembro de 2007. Nessa data, foi nomeado Diretor do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, (...)

  • Deolinda Azevedo Barbosa

    Nasceu em 1945, em Vila Nova de Famalicão. Aos 17 anos ingressou na Congregação Missionária do Espírito Santo. Em 1972 concluiu o Curso de Enfermagem e Aperfeiçoamento em Saúde Pública. Neste mesmo ano faz os votos perpétuos. Exerceu enfermagem no dispensário Rainha D. Amélia, em Lisboa, e mais tarde na Delegacia de Saúde Distrital de Saúde Pública. Em 1980, partiu para Cabo Verde, onde (...)

  • Maria Pilar Barbosa

    Nasceu em Braga, a 16 de março de 1967. É casada e mãe de dois filhos. Cumpriu o ensino secundário na Escola Secundária D. Maria II, em Braga e licenciou-se em Engenharia e Gestão Industrial. Posteriormente concluiu o Programa de Gestão de Organizações Sociais, pela AESE Business School. Exerceu atividade profissional na Fábrica de Malhas Filobranca, na Póvoa de Lanhoso. Fruto dos valores (...)

  • Paula Sepúlveda

    Nasceu em Braga. Foi aluna do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e do Escola Secundária D. Maria II. Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina do Porto e posteriormente especializou-se em oftalmologia. Sendo a oftalmologia uma paixão e o sentido da visão insubstituível, sentiu que apoiar quem necessita é o caminho certo e uma forma de se realizar. Deste modo, colabora apoiando (...)

  • Artes e Cultura

  • Camilo Silva

    Nasceu, em 1947, em Braga. Personalidade carismática da nossa cidade, trabalhou como animador cultural, durante 31 anos, na Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Braga, tendo ainda colaborado no Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, que veio mais tarde a dar origem ao Instituto da Juventude. Filho de um guarda-livros e de uma modista, desde sempre foi muito curioso e atento ao mundo que o (...)

  • Jorge Ulisses

    Nasceu em 1940 no concelho de Mangualde. Concluiu o Curso Superior de Escultura, na Faculdade de Belas Artes do Porto, tendo sido Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1966 veio para Braga lecionar no Liceu Sá de Miranda e por cá ficou, nesta cidade que assume como sua, onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho artístico. Do seu brilhante percurso destacam-se as seguintes (...)

  • José Gonçalves

    José Gonçalves, também conhecido por ?Zé Violas?, nasceu em Braga, a 5 de agosto de 1969. Filho mais novo de António Gonçalves, desde cedo ficou fascinado por esta arte e assim deu continuidade à herança familiar e marcante tradição de um ofício bracarense, o de violeiro. Começou muito jovem, com cerca de 12 ou 13 anos, a embrenhar-se na arte de construir, de forma artesanal, os tradicionais (...)

  • Rui Ferreira

    Nasceu em Braga, em 1984. Frequentou a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tendo-se licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa em 2009. Obteve o grau de Mestre em Património e Turismo Cultural na Universidade do Minho (2013). Em 2019 concluiu o doutoramento em Estudos Culturais na Universidade do Minho. Pertenceu à Companhia de Jesus entre 2004 e 2011. Nesse período (...)

  • Associativismo

  • Acácio Ribeiro

    Com 85 anos, Acácio Ribeiro, dedicou-se intensamente à vida associativa. Ligado ao movimento escutista desde 1956, desempenhou diversas funções e participou em imensos eventos nacionais e internacionais como no Encontro Nacional de Caminheiros em 1963 e na Peregrinação Internacional a Santiago de Compostela em 1965, entre outros. Participou ainda na inauguração do Campo-Escola de Fraião em 1963 e (...)

  • Angelina Pinto

    É natural de Braga e residente na paróquia e freguesia de S. Vicente. Atual Juiz-Presidente da Irmandade do Mártir S. Vicente tem trabalhado, conjuntamente com os corpos gerentes desta instituição, para manter ?vivo o culto ao Mártir S. Vicente?. Há cerca de uma década, a Irmandade, tem procurado enriquecer todas as atividades estatutárias de modo a torná-las mais significativas para todos que (...)

  • José Herminio Machado

    Professor aposentado, casado, com 70 anos de idade, José Hermínio Machado apresenta um percurso associativo muito ativo e diversificado, destacando-se por ser fundador e diretor artístico da Associação Cultural e Festiva ?Os Sinos da Sé?. Nesse percurso é ainda de referir o ser associado de várias entidades de diferentes áreas de intervenção, como a Casa do Professor, a Associação de Professores (...)

  • Mário Meireles

    Tem 35 anos, é casado e pai, é doutorado pela Universidade do Minho em Sustentabilidade do Ambiente Construído, mestre em Engenharia Urbana e licenciado em Engenharia Informática. É Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), Presidente da Braga Ciclável, membro da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta ? MUBi, consultor na área da (...)

  • Carreira

  • José Alfredo Ribeiro

    Destacou-se, desde jovem, pela participação em diversos movimentos cívicos e em atividades desportivas. Nestas, começou no Liceu e participou, ao longo de décadas, na universidade, serviço militar, INATEL, desporto federado e popular, como atleta, treinador, dirigente, juiz e organizador de eventos, em várias modalidades coletivas e individuais. Pertenceu a uma comissão da Federação Portuguesa de (...)

  • José da Silva Fernandes

    José da Silva Fernandes é o filho mais velho de António Fernandes da Silva, fundador da Casais. Casado, pai de três filhos e avô de seis netos, é atualmente o Presidente do Conselho de Administração da Casaisinvest, Holding do Grupo Casais, desde 2001 e administrador de algumas empresas do Grupo Casais. Desde 1972 que trabalha a tempo inteiro na empresa, ano em que lhe foi atribuído o primeiro (...)

  • José Duarte Araújo "Mestre Meirim"

    Com 87 anos, casado, 5 filhos, todos o conhecem por Meirim, o Mestre dos sapatos! Nasceu no seio de uma família numerosa. Filho de uma cesteira de ráfia e de um sapateiro, com quem aprendeu o mester. Deixou de estudar na 4ª classe e foi trabalhar com o seu pai, para um fabricante em Guimarães. Aos 16 anos, já dominava a arte de fazer bem feito! Antes de se lançar por conta própria, trabalhou 14 (...)

  • Tobias Álvares da Silva

    O Padre Tobias conta a bonita idade de 97 anos, nascido que foi a 6 de agosto de 1926, na freguesia de Vermil, concelho de Guimarães. Foi ordenado sacerdote, a 9 de julho de 1950 e pároco da freguesia de Pedralva, em Braga, a 16 de setembro de 1951, onde se encontra e continua, até à presente data, a celebrar todos os atos religiosos inerentes à sua missão. A longevidade enquanto pároco, é (...)

  • Ciências e Educação

  • Américo Afonso

    Nasceu a 1 de dezembro de 1959, em Castro Laboreiro. Viúvo, pai de dois filhos. Em 1970, passou a residir em Braga, tendo frequentado o Liceu Nacional Sá de Miranda. Em 1986, licenciou-se na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, onde fez a sua carreira académica e é Professor Catedrático. Desempenhou vários cargos académicos na Universidade do Porto, (Conselho Geral, Senado e (...)

  • Ana Maria Caldeira

    Nascida a 6 de abril de 1958, é licenciada em História e Ciências Sociais pela Universidade do Minho, onde também veio a concluir o mestrado em Organizações Educativas e Administração Educacional. Em 2023 aposentou-se e deixou o cargo de Diretora da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, que exercia desde 2011. Desempenhou a sua atividade profissional com muita dedicação (...)

  • Licínio Lima

    Nasceu no Porto em 1957. Licenciou-se em 1981 e doutorou-se em Educação em 1991, pela Universidade do Minho. É professor catedrático aposentado do Departamento de Ciências Sociais da Educação, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde lecionou entre 1981 e 2023. Tem sido professor convidado em várias universidades da Europa, África, América Latina e Ásia. Atualmente é professor (...)

  • Regina Campos

    É professora desde 1985, a desempenhar funções de professora bibliotecária na Escola Básica André Soares, em Braga. É membro do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e desempenha funções de Coordenadora Interconcelhia nos concelhos de Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre e Boticas desde 2006, apoiando as escolas na criação de bibliotecas, conceção e desenvolvimento de projetos (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Lacatoni (Galardão Empresa Sector Industrial) - Edição XIV, 2011