Altruísmo

  • António Ferreira

    Nasceu em Rio de Moinhos, muito perto de Estremoz, em pleno Alto Alentejo. Reside em Braga, cidade que adotou como sua, há muitos anos. Capitão do Exército, já reformado, esteve colocado, durante a sua vida militar, na Escola Prática de Cavalaria em Santarém, no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, no Regimento de Lanceiros 2 em Lisboa e, finalmente, durante 8 anos no Regimento de Cavalaria (...)

  • Eva Ferreira

    Eva Ferreira

    Natural de Braga desenvolveu toda a sua carreira profissional na Cáritas Arquidiocesana de Braga onde é atualmente Diretora Técnica. A intervenção social sempre fez parte do seu percurso de vida, estando desde cedo envolvida em ações de voluntariado de várias entidades assumindo, ainda, a coordenação da Juventude da Cruz Vermelha. Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, durante a sua (...)

  • Maria Pilar Barbosa

    Maria Pilar Barbosa

    Nasceu em Braga, a 16 de março de 1967. É casada e mãe de dois filhos. Cumpriu o ensino secundário na Escola Secundária D. Maria II, em Braga e licenciou-se em Engenharia e Gestão Industrial. Posteriormente concluiu o Programa de Gestão de Organizações Sociais, pela AESE Business School. Exerceu atividade profissional na Fábrica de Malhas Filobranca, na Póvoa de Lanhoso. Fruto dos valores (...)

  • Vasyl Bundzyak

    Vasyl Bundzyak

    Natural da Ucrânia, distrito Ivano-Frankivsk. Estudou na Universidade Nacional de Chernivtsi na Faculdade de Filosofia e Teologia (1994-2000). Foi ordenado sacerdote da Igreja Ortodoxa da Ucrânia em 1996. Emigrou para Portugal em 2002 e em 2003 iniciou uma missão pastoral em Braga para ucranianos e outras nacionalidades. Diversas Dioceses da Igreja Católica Romana, nomeadamente as Dioceses de (...)

  • Artes e Cultura

  • Aida Alves

    Aida Alves

    Diretora de Serviços da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), com funções de gestão, administração e organização de todos os setores e serviços existentes, de acordo com os Estatutos da Biblioteca. Possui o Diploma de Estudos Avançados em "Métodos de Investigação em Biblioteconomia", no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca (2004); o Curso de Formação Especializada (...)

  • Jorge Ulisses

    Jorge Ulisses

    Nasceu em 1940 no concelho de Mangualde. Concluiu o Curso Superior de Escultura, na Faculdade de Belas Artes do Porto, tendo sido Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1966 veio para Braga lecionar no Liceu Sá de Miranda e por cá ficou, nesta cidade que assume como sua, onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho artístico. Do seu brilhante percurso destacam-se as seguintes (...)

  • Manuel Correia

    Manuel Correia

    Nasceu em 1966 e iniciou o seu percurso na fotografia em 1986. O seu trabalho de mais de três décadas teve inicialmente uma forte inspiração nos costumes e cultura tradicional. Nas duas últimas décadas tem desenvolvido algum do seu trabalho viajando por diversas partes do mundo fotografando pessoas, lugares e paisagens num quotidiano ora urbano ora periférico, com uma especial sensibilidade (...)

  • Rui Ferreira

    Rui Ferreira

    Nasceu em Braga, em 1984. Frequentou a Escola de Engenharia da UMinho, tendo-se licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa em 2009. Obteve o grau de Mestre em Património e Turismo Cultural na UMinho (2013), com a dissertação ?Festas de S. João em Braga: raízes, história e potencial turístico?. Em 2019 concluiu o doutoramento em Estudos Culturais na UMinho, tendo como tese ?Os (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • Associação Cultural e Recreativa Semear Alegria

    Nasceu no ano de 1983 no seio da Paróquia de Celeirós, tendo como Padrinho o então Padre Vaz Pinto. Em 1986 o Grupo Folclórico Semear Alegria fez a sua primeira atuação e em 1987 organizou o seu 1°Festival de Folclore, que se mantém até aos dias de hoje no último fim de semana de julho. Tem neste momento 40 elementos ativos. Em 2015 nasce a companhia de Teatro Artes D'Alegria, neste momento com (...)

  • Associação do Coro Infanto-Juvenil de Esporões

    Fundada em 2000, a ACIJE dinamiza as áreas de canto, música, dança e teatro, envolvendo jovens, adolescentes e crianças em atividades de maior valor, promovendo a sua formação musical, cultural, intelectual e artística. Levou já a palco vários espetáculos de teatro musical, dos quais se destacam, ?Sorriso de Algodão? ?A loja dos Brinquedos? ou ?Sonhos Escondidos na Multidão?, entre outros. (...)

  • Grupo Folclórico da UM

    O Grupo Folclórico da Universidade do Minho foi fundado a 22 de junho de 1993, integrando as festas sanjoaninas da cidade de Braga. Inserido na ARCUM ? Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, a sua criação prende-se com os objetivos de recolha, preservação e divulgação da cultura popular do Baixo Minho. Desta forma, contribui para o enriquecimento da esfera cultural da academia (...)

  • Orion - Sociedade Científica de Astronomia do Minho

    A ORION é uma Associação sem fins lucrativos com sede na Rua Maria Delfina Gomes n.º 4, em Gualtar. Foi fundada em 19 de abril de 2005. Desde essa data, desenvolveu centenas de atividades em escolas por todo o país, ministrou cursos de Astronomia e ministrou sessões públicas de observação do céu para além de ter participado em projetos e ações de divulgação científicas no país e no estrangeiro. A (...)

  • Associação Desportiva

  • Aero Clube de Braga

    Aero Clube de Braga

    O Aero Clube de Braga é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, fundada em 1935 e um símbolo de excelência na formação aeronáutica. Desenvolve diversas atividades ligadas ao desporto aeronáutico, formação de pilotos, bem como a realização de Festivais Aéreos que tem atraído milhares de visitantes. Destaca-se ainda pelas ações solidárias que realiza frequentemente, mais (...)

  • Clube Desportivo Maximinense

    Clube Desportivo Maximinense

    O Clube Desportivo Maximinense, fundado a 16 de junho de 1931, conta atualmente com cerca de 200 atletas, com idades compreendidas entre 5 e 19 anos, que integram 7 escalões de formação (petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores); além de uma equipa sénior, onde os jogadores da formação são a base e a aposta a seguir. Ao longo dos seus 91 anos de história conta com (...)

  • Clube Desportivo, Recreativo e Cultural de Tebosa

    Clube Desportivo, Recreativo e Cultural de Tebosa

    A história do clube remonta há mais de três décadas. A ideia surgiu quando um grupo de amigos se juntou e começou a jogar futebol. Formaram uma equipa, participaram em torneios e ganharam várias taças. Estes acontecimentos animaram os jogadores que acharam por bem fundar um clube. Assim nascia o Clube Desportivo, Recreativo e Cultural de Tebosa, a 3 de junho de 1982. Mais tarde, em 1986, o clube (...)

  • Dumiense Futebol Clube

    Dumiense Futebol Clube

    O Dumiense Futebol Clube, foi fundado a 5 de abril de 1962. Atualmente, o clube tem como principais modalidades o Futebol, o Voleibol, o Karaté, o Rope Skipping e o Atletismo. No futebol, modalidade única até há uns anos, conta já com alguns títulos regionais, nos vários escalões. Conta com mais de 250 atletas, que competem nos diferentes escalões da AF de Braga (pré-petizes, petizes, traquinas, (...)

  • Associativismo

  • António Araújo

    Dirigente desportivo do S.C. Leões das Enguardas, desde 1987, primeiro como Presidente do Conselho Fiscal e, depois, como tesoureiro. Desempenha o cargo de Presidente há mais de 31 anos. Foi Vice-Presidente da Associação de Basquetebol de Braga no ano de 2009. É membro fundador da Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas e Presidente da coletividade há 11 anos. É voluntário em (...)

  • Carlos Matos

    Carlos Matos

    Nasceu em Fafe, em 1976. A par da notável carreira de jogador profissional de Andebol, com passagens por ABC de Braga, FC Porto e Seleção Nacional, foi Vice-Presidente do extinto CAB (Clube Atlético de Braga) e Presidente da AG da Associação Portuguesa de jogadores de Andebol. Com uma vida ligada ao ABC de Braga, exerce desde 2017 funções na Direção, tendo sido Vice-Presidente entre 2017 e 2021. (...)

  • José Freitas

    Nasceu na freguesia da Sé, em Braga, a 29 de janeiro de 1968. Grande apaixonado por Braga e pelas nossas tradições, cedo integrou diversos movimentos associativos da cidade. Fez parte da Equipa Espiral, durante 6 anos e integra, há cerca de 7 a Associação de Festas de São João. Na Associação Ida e Volta, a menina dos seus olhos, está há cerca de 26 longos anos, na atualidade é o seu presidente. (...)

  • Luis Botelho

    Luis Botelho

    Natural de Braga, a sua ligação ao dirigismo desportivo vem já de longa data. Iniciou o seu percurso como dirigente desportivo, em 2001, ao serviço do Hóquei Clube de Braga, onde foi praticante da modalidade de hóquei em patins durante 12 anos. Desde que iniciou a sua ligação ao Hóquei Clube de Braga regista no seu palmarés uma subida da terceira para a segunda divisão; quatro subidas da segunda (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Alexandrina Cardoso (Ginha) e Ana Maria Azevedo - Galardão Artes Tradicionais e Populares - Edição XVI, 2013