Altruísmo

  • Armando Osório

    Armando Maria da Cunha Osório Araújo nasceu na freguesia de São Lázaro, em Braga, a 13 de abril de 1943. Estudou Administração no Instituto Superior de Ciências Sociais da Universidade Técnica de Lisboa, tendo-se tornado Delegado do Instituto do Trabalho, Previdência e Ação Social de Moçambique, lugar que ocupou de 1971 a 1975 na cidade da Beira. Foi diretor e, mais tarde, administrador dos (...)

  • César Ruiz Martín

    César Ruiz Martín César Ruiz Martín nasceu em Marcilla de Campos, em terras castelhanas, no dia 8 de novembro de 1956. Realizou a formação básica e secundária com os Irmãos das Escolas Cristãs e os estudos universitários em Teologia e Línguas Estrangeiras nas Universidades de Salamanca, Burgos e Braga. Atualmente tem a dupla nacionalidade, espanhola e portuguesa, mas considera-se ?cidadão do (...)

  • João Torres

    João Torres nasceu a 28 de maio de 1976, em Arco de Baúlhe, no concelho de Cabeceiras de Basto. Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, é sacerdote católico, na Arquidiocese de Braga desde 2003 e pároco de Guisande, Tadim e Priscos desde 2006, funções que ocupa até aos dias de hoje. É ainda coordenador geral do Presépio ao Vivo de Priscos há (...)

  • Manuel Joaquim Costa

    Manuel Joaquim Costa

    Manuel Joaquim Azevedo da Costa nasceu a 9 de abril de 1971, em Vila Nova de Famalicão. Em 1982 entrou para o Seminário Menor de Nossa Senhora da Conceição e em 1989 frequentou o Seminário Maior de S. Pedro e S. Paulo. Em 1996, formou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa em Braga, tendo sido ordenado diácono pelo Arcebispo Primaz D. Eurico Dias Nogueira, na Cripta do Sameiro a 20 (...)

  • Artes e Cultura

  • José Teixeira

    José Gonçalves Teixeira é natural de Braga e o rosto principal do grupo dst, do qual é o Presidente do Conselho de Administração. A cultura assume-se como uma opção estratégica que tem em vista um elevado desempenho económico. Aposta num programa de responsabilidade social que abrange áreas como a cultura, a educação, a saúde, a segurança, o ambiente e o conhecimento, tendo vindo a manter a (...)

  • Orlando Costa (Zé Gato)

    Orlando Costa nasceu em Braga em 1948. 20 anos depois, rumou a Lisboa e ao Conservatório Nacional de Teatro. Os primeiros tempos foram difíceis?a adaptação ao vocabulário, às novas rotinas, as saudades de casa e da família. Mas o amor ao Teatro falou mais alto! Ainda no Conservatório, fez a primeira estreia profissional no Teatro Experimental de Cascais. Fez televisão, algum cinema, alguma rádio, (...)

  • Paulo Brandão

    Paulo Brandão nasceu em 1967, em Vila Nova de Famalicão, e é licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade do Porto. A formação artística foi adquirida durante o curso de Interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE, Porto) e o estágio em Teatro Naturalista na The Arden School of Theatre (Manchester). Em 2006, assumiu a direção artística do Theatro Circo de Braga até 2010. Foi (...)

  • Pedro Seromenho

    Pedro Seromenho

    Pedro Seromenho, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Harare, Zimbabué. Com dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde actualmente reside. Apesar de ser licenciado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteira e exclusivamente ao universo da literatura infantojuvenil e desde 2010 que este faz parte do júri do Prémio Matilde (...)

  • Artes Tradicionais e Populares

  • Ana Clementina

    Ana Clementina

    Ana Clementina nutre desde cedo um gosto muito particular pelo linho, considerado como uma matéria prima de nobre valor na região minhota. É dotada de uma enorme destreza manual, facto que lhe permite a confecção de peças únicas em linho, tais como, vestuário, passadeiras, trajes, entre muito outros artigos. Em todas as peças que cuidadosamente realiza, coloca as suas próprias impressões e (...)

  • Camilo Costa

    Camilo Costa

    Nascido a 28 de julho de 1949, em S. José de S. Lázaro, Braga, Camilo Fernandes da Costa há mais de 30 anos que trabalha em estanho e madeira. Do leque dos seus principais artigos fabricados encontram-se as miniaturas de espigueiros, moinhos, barcos ou capelas, bem como pequenos baús, trípticos religiosos ou cópias de monumentos da cidade, tais como a Sé de Braga, Arcada, Senhora do Leite, S. (...)

  • Fernando Cardoso

    Fernando Cardoso

    Nasceu a 14 de Janeiro de 1952 em Longos, Guimarães. Licenciado em Arquitectura, foi no ensino da EV, da EVT e das Artes, na EB Dr. Francisco Sanches e no Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, que dedicou grande parte da sua vida. Tendo-se aposentado em 2012, concluiu na Universidade Católica de Braga um Master em Administração e Gestão do Turismo. Enquanto professor ensinou centenas de alunos a (...)

  • José Gonçalves

    José Gonçalves, também conhecido por ?Zé Violas?, nasceu em Braga, a 05 de agosto de 1969. Filho mais novo de António Gonçalves, desde cedo ficou fascinado por esta arte e assim deu continuidade à herança familiar e marcante tradição de um ofício bracarense, o de violeiro. Começou muito jovem, com cerca de 12 ou 13 anos, a embrenhar-se na arte de construir, de forma artesanal, os tradicionais (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • Associação Cultural e Artística "Ida e Volta"

    Criada em 1996, a Associação Cultural e Artística Ida e Volta conta, atualmente, com cerca de 40 associados. É composta por um grupo de Zés P´reiras, gigantones, cabeçudos entre outras formas animadas. Um dos principais objetivos da associação é a preservação e divulgação da cultura popular tradicional portuguesa, e acima de tudo minhota. Ao longo dos anos tem levado o nome da cidade de Braga a (...)

  • Associação do Coro-Infanto Juvenil de Esporões

    Fundada em 2000, a ACIJE dinamiza as áreas de canto, música, dança e teatro, envolvendo jovens, adolescentes e crianças em atividades de maior valor, promovendo a sua formação musical, cultural, intelectual e artística. Levou já a palco vários espetáculos de teatro musical, dos quais se destacam, ?Sorriso de Algodão? ?A loja dos Brinquedos? ou ?Sonhos Escondidos na Multidão?, entre (...)

  • Grupo de Cantares "Mulheres do Minho"

    Grupo de Cantares "Mulheres do Minho"

    Fundado em 1998 e sediado em Braga, surgiu após um trabalho de pesquisa e de recolha da música cantada pelas lavradeiras minhotas. Este trabalho está relatado no livro ?Os Cantares Polifónicos do Baixo Minho? (1997), da autoria de Ana Maria Azevedo. Constatou-se, que pouco a pouco as verdadeiras intérpretes desta música vocal iam desaparecendo. Assim nasceu este grupo que se constituiu como (...)

  • Grupo Folclórico de Santa Maria de Aveleda

    O Grupo Folclórico de Santa Maria de Aveleda, teve a sua origem nas rusgas que se realizavam para o S. João de Braga. Em 1963 a rusga de Aveleda teve um êxito assinalável, e nesse ano apresentou-se organizada em grupo folclórico na romaria de Nossa Senhora do Parto, realizada na freguesia de Aveleda. Este grupo folclórico tem sido um digno representante da região Baixo-Minho e Cávado e em (...)

  • Associação Desportiva

  • Associação Internacional Wado Karaté Portugal

    A AWIKP nasceu em 1996, em Braga, com o objetivo de fomentar e difundir a prática do karate a nível regional e nacional, respeitando e incentivando os valores fundantes da modalidade em crianças, jovens e adultos, independentemente do estrato sociocultural. Com mais de meio milhar de associados, espalhados por cerca de 25 clubes, é uma das maiores associações de karate do país, com elevado número (...)

  • Braga Rugby

    Braga Rugby

    O Braga Rugby surgiu no final de Novembro de 2010 no seio do Centro Cultural e Social de Santo Adrião. Em apenas 6 anos de existência, integra já cerca de centena e meia de atletas federados, sendo já o segundo maior clube do norte de Portugal, apenas atrás do CDUP. Competindo em provas nacionais e regionais, nos 9 escalões etários existentes no rugby, desde os sub8 até aos seniores, o Braga (...)

  • Clube de Orientação do Minho

    O .COM - Clube de Orientação do Minho, é uma associação desportiva e recreativa, de fins não lucrativos, criado com o objectivo de desenvolvimento e promoção da prática da modalidade de Orientação e de actividades de ar livre, na região do Minho. Fundado em 12 de Dezembro de 2002, este clube encontra-se filiado na Federação Portuguesa de Orientação com o n.º 102 e inscrito na RNAJ como associação (...)

  • Sporting Clube "Leões das Enguardas"

    «Leões um dia, Leões para sempre!», é o lema que guia o S.C. Leões das Enguardas desde a sua fundação, em 1952. Criado no antigo (e extinto) Bairro do Carandá por um grupo de apaixonados pelo desporto, teve como principal base a dedicação ao Sporting C.P., fonte de inspiração para o nome e para as cores do clube. Ao longo dos seus 64 anos de história, o clube teve já modalidades como futsal e (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Vitor Sousa (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga) e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Ana Maria Caldeira) - Galardão Entidade - Edição XVI, 2013