Personalidade

  • Domingos Paciência

    Nascido a 2 de Fevereiro de 1969, Domingos Paciência conta já com quatro clubes na sua curta carreira de treinador: o Futebol Clube do Porto, União de Leiria, Académica de Coimbra e Sporting Clube de Braga. O antigo ponta-de-lança de eleição do futebol português, começou a carreira de treinador de futebol ao serviço da equipa B do Futebol Clube do Porto, onde esteve até à época 2006/07, altura em (...)

  • José Manuel Mendes

    José Manuel Mendes nasceu a 9 de Setembro de 1948 e licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1978. Escritor e professor da Universidade do Minho, é detentor de um vasto currículo profissional. Desde 1992 é presidente da direcção da Associação Portuguesa de Escritores, tendo sido membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social (01/06). Foi, também, presidente do (...)

  • Miguel Macedo

    Miguel Macedo

    Nasceu em Braga, em 1959, cumpriu o ensino secundário na Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo exercido a profissão de advogado. Actual Ministro da Administração Interna, foi deputado à Assembleia da República na V, VI, VII, VIII, X e XI Legislaturas, tendo sido Líder Parlamentar do PSD na última daquelas legislaturas e integrado (...)

  • Pio Alves de Sousa

    Pio Alves de Sousa

    Nascido em Abril de 1945, Pio Alves de Sousa, doutorou-se em Teologia Patrística pela Universidade de Navarra, Espanha, em 1971. Aí leccionou disciplinas teológicas nas Faculdades de Teologia, Farmácia, Ciências Biológicas e Filosofia e Letras, mas em 1983 regressou à cidade dos arcebispos para leccionar no Instituto Superior de Teologia, do Seminário Conciliar da cidade. Quando este foi (...)

  • Saudade

  • António Pedro Losa

    António Pedro Ferreira de Areia Losa nasceu em 1951. Frequentou o Liceu Sá de Miranda. Foram anos marcantes e inesquecíveis que lhe permitiram fazer amizades para a vida. Uma união que fazia questão de celebrar através da organização anual do ?Jantar de 1º de Dezembro?. Tendo-se matriculado no Curso de Direito da Universidade de Coimbra em 1970, regressou a Braga ainda antes do final do curso, (...)

  • Cândido Pedrosa

    Nasceu a 1 de Setembro de 1945 e faleceu a 18 de Outubro de 2009. Cedo percebeu qual a sua verdadeira vocação e em 1969 foi ordenado Sacerdote na Sé Catedral de Braga, pelo Arcebispo D. Francisco Maria da Silva. É aliás neste ano que conhece o Movimento dos Focolares (Obra de Maria) e inicia o trabalho como pastor e educador no Seminário Menor, onde se manteve até 1973. Por esta altura, a vida do (...)

  • Domingos Silva Teixeira

    Domingos Silva Teixeira

    Domingos da Silva Teixeira nasceu a 13 de Fevereiro de 1928 em S. José de S. Lázaro. "Minhoto de gema", era reconhecido como um homem simples, trabalhador e apaixonado pela sua terra, tendo apoiado sempre o movimento associativo ou outras obras como a Igreja Nova de Fraião, de que foi o principal obreiro. Desde tenra idade, sempre soube enfrentar e superar as adversidades. Conhecido por ser um (...)

  • José Vaz Pinto

    José Vaz Pinto nasceu em Celeirós a 30 de Dezembro de 1925 e faleceu a 13 de Dezembro de 2010. Frequentou a escola primária da sua terra natal, passando depois pelo Seminário do Coração de Maria em Águeda (1936), Convento de Alpendurada em Entre-os-Rios (1939) e Jerez de los Caballeros Badajoz (1943), entre outros. Foi ordenado sacerdote na Catedral de Badajoz em 23 de Abril de 1950. Parte (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



Plateia - Galardões XIX Edição - Edição XIX, 2016