• Isabel Varanda

    Isabel Varanda - Altruísmo

    Isabel Alexandra Varanda nasceu em Braga em 10 de Maio de 1965. Licenciada em Direito e com uma pós-graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exerce, como profissional liberal, na sua cidade natal, a advocacia, desde Setembro de 1996. Em termos profissionais, exerceu ainda consultoria jurídica, na Delegação Distrital da (...)

  • Eduardo Pires de Oliveira

    Eduardo Pires de Oliveira - Artes e Cultura

    Nasceu em Braga em 1950. Investigador e autor de mais de uma centena de livros e artigos sobre história da arte, história, arqueologia, biografia, iconografia e bibliografia, tendo, inclusive, ganho o Prémio José de Figueiredo em 1995, da Academia Nacional de Belas Artes, pelo seu livro ?O Convento do Salvador?. Conhecido pela sua capacidade de investigação, é técnico da Biblioteca Pública de (...)

  • Alfredo Machado - Artes Tradicionais e Populares

  • AZEITUNA - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

    AZEITUNA - Tuna de Ciências da Universidade do Minho - Associação Cultural e Recreativa

    A Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho, surgiu da ideia de um grupo de amigos e fez a sua primeira aparição pública em Maio de 1992, nas festas do Enterro da Gata. Apadrinhada pela Tuna Universitária do Minho, depressa se aproximou da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, com quem se geminou em 1994. Nos anos seguintes realizou um intercâmbio cultural com a Irlanda, (...)

  • Associação Portuguesa de Deficientes

    Associação Portuguesa de Deficientes - Associação Desportiva

    A Associação Portuguesa de Deficientes (A.P.D.) foi constituída no ano de 1972 e tem cerca de 23 000 associados. É uma associação de utilidade pública e sem fins lucrativos, com 25 delegações espalhadas pelo país. A delegação de Braga foi constituída em 1982 e tem aproximadamente 1 300 associados. Em 1991 foi criada a equipa de basquetebol da A.P.D. - Braga. Apostando no basquetebol em cadeira de (...)

  • António Fernandes

    António Fernandes - Associativismo

    Nasceu a 13 de Agosto de 1931, na freguesia de Cabreiros, Braga. Oriundo de uma família de baixos recursos económicos, desde cedo teve contacto com a música, pois dois dos irmãos mais velhos faziam parte da Banda Musical de S. Miguel de Cabreiros. Aos 14 anos, entrou para a banda e nela permanece até aos dias de hoje como sócio honorário. Em meados de 1970, passou a ensinar todos os adolescentes (...)

  • Maria do Céu Sousa Fernandes

    Maria do Céu Sousa Fernandes - Carreira

    Nasceu a 8 de Janeiro de 1939 em Brunhais, Póvoa de Lanhoso e tem o Curso Geral dos liceus, terminado em 1957, no Liceu Sá de Miranda, em Braga. Licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras de Lisboa, em 1964. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Didáctica do Inglês, em 1981, na Universidade de Londres. Foi professora efectiva de Inglês na Escola Secundária (...)

  • Irene Montenegro

    Irene Montenegro - Ciências e Educação

    Licenciada em Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, obteve doutoramento em 1978, pela Universidade de Southampton, em Inglaterra. Iniciou a carreira docente em 1969 na Secção de Química da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo sido assistente no Laboratório de Química e Física do Instituto Nacional de Investigação Insutrial, em 1971. Dois anos mais tarde (...)

  • José Carlos Macedo

    José Carlos Macedo - Desporto

  • Armazém dos Terceiros

    Armazém dos Terceiros - Empresa Sector Comércio/Serviços

    Foi fundado em 1956 e destinava-se à revenda de artigos essencialmente têxteis. Com o passar dos tempos e augurando bons negócios, o proprietário do Armazém dos Terceiros abriu o primeiro estabelecimento de venda a retalho, decidindo manter a secção de venda por grosso no Norte do país. Em 1985, a empresa transformou-se numa sociedade de quotas e iniciou-se uma fase de expansão e especialização (...)

  • Pastelaria Lusitana

    Pastelaria Lusitana - Empresa Sector Hotelaria/Pastelaria/Restauração

    A Pastelaria Lusitana é um espaço de referência na cidade de Braga na sua área de intervenção. Fundada nos anos 50 do século passado foi-se assumindo como ponto de encontro da sociedade bracarense, geração após geração. Afamada pelas suas ?Tibias?, que conquistaram as bocas mais gulosas pela sua qualidade, juntamente com o Bolo-Rei, o Pão?de-Ló, e diversos ícones de pastelaria. A elegância e (...)

  • Bosch Car Multimedia

    Bosch Car Multimedia - Empresa Sector Industrial

    A Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. é a principal unidade produtiva da divisão Multimédia Automóvel da Bosch, a maior unidade do Grupo em Portugal e conta actualmente com aproximadamente 2100 colaboradores. A empresa enfrenta diariamente o desafio de oferecer a integração inteligente e inovadora de sistemas de informação, navegação e entretenimento no interior dos veículos. Para além, de (...)

  • Corpo Nacional de Escutas

    Corpo Nacional de Escutas - Entidade

    O Corpo Nacional de Escutas ? Escutismo Católico Português ? nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923, tendo sido fundado pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e pelo Dr. Avelino Gonçalves que, em Roma, mantiveram os primeiros contactos com o movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20 000 escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional. Quando regressaram a Braga, (...)

  • Colégio Teresiano

    Colégio Teresiano - Entidade Área de Ensino

    Tendo iniciado a sua actividade em 1932 na Rua do Raio, transferiu-se em 1970 para a Rua do Taxa onde se mantém. O reconhecimento como estabelecimento de ensino por parte do Ministério da Educação deu-se em 1950. Inicialmente como colégio feminino, foi-lhe permitido funcionar, a partir de 1969, em regime de co-educação no pré-escolar e 1º ciclo, estendendo-se esta autorização a todos os ciclos, (...)

  • Braga - Capital Europeia da Juventude

    Braga - Capital Europeia da Juventude - Evento

    Criada em Novembro de 2009, por parte do Conselho Nacional da Juventude, surgiu o desafio do Município de Braga para apresentar a candidatura a Capital Europeia da Juventude 2012. Após entrega de proposta, a 25 de Janeiro, o júri composto por representantes do Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa, a Comissão da Cultura e Educação do Parlamento Europeu, o Comité das Regiões, (...)

  • A.P.C.B. - Associação de Paralisia Cerebral de Braga

    A.P.C.B. - Associação de Paralisia Cerebral de Braga - Instituição de Solidariedade Social

    A A.P.C.B. ? Associação de Paralisia Cerebral de Braga nasceu em 1986. Sem fins lucrativos, esta instituição particular de solidariedade social surgiu da cisão e autonomização do Núcleo Regional de Braga da Assoc. Portuguesa de Paralisia Cerebral e possui actualmente valências de Intervenção Precoce (dos 0 aos 6 anos), de Reabilitação/Apoio em Regime Ambulatório (dos 7 aos 16) e o C.A.O. ? Centro (...)

  • Nogueira

    Nogueira - Junta de Freguesia

    Presidente - Francisco Augusto Martins Ferreira Secretário - José Henrique Veiga Manso Tesoureira - Silvia Eliana Vieira Macedo Faria A Freguesia de Nogueira tem aproximadamente 8. 500 habitantes distribuídos por 551 hectares de terreno. Tem ao dispor dos seus habitantes, 2 jardins de infância, Escola Básica do 1º Ciclo, Escola do 2º e 3º Ciclos, um Centro Social da Paroquia, bem como de alguns (...)

  • Inês Vinagre

    Inês Vinagre - Juventude

    Inês Vinagre tem 28 anos e é licenciada em Ensino Básico, pela na U.M, tendo feito uma especialização em Estudos da Criança ?Associativismo e Animação Sócio-Cultural?. Desempenhou funções como professora do 1º ciclo, no âmbito do Apoio Educativo, embora tenha já assumido os cargos de professora coadjuvante à Língua Portuguesa, professora de Expressão Dramática e animadora social. Publicou ?O (...)

  • António Vilas Boas

    António Vilas Boas - Música

    Bracarense, nascido no ano de 1969, iniciou os estudos musicais no Seminário Conciliar de Braga e possui os cursos de Piano, Órgão e Direcção de Orquestra e Coros, tendo também estudado jazz e uma componente de música ligeira Portuguesa. Como organista, realizou concertos em França, Espanha, Ilha da Madeira, com programas de preferência Portuguesa (dos séc. XVI, XVII, XVIII). Fez várias gravações (...)

  • Museu Regional de Arquelogia D. Diogo de Sousa

    Museu Regional de Arquelogia D. Diogo de Sousa - Organismo de Serviço Público

    Aberto ao público desde 2007, este organismo científico-cultural no âmbito disciplinar de arqueologia, exerce as suas actividades no domínio do apoio à investigação, da museologia, da divulgação cultural e do apoio ao ensino e à defesa e preservação do património. A sua criação remonta ao séc. XVI, em grande parte associada ao arcebispo D. Diogo de Sousa que recolheu diversos testemunhos (...)

  • Miguel Macedo

    Miguel Macedo - Personalidade

    Nasceu em Braga, em 1959, cumpriu o ensino secundário na Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo exercido a profissão de advogado. Actual Ministro da Administração Interna, foi deputado à Assembleia da República na V, VI, VII, VIII, X e XI Legislaturas, tendo sido Líder Parlamentar do PSD na última daquelas legislaturas e integrado (...)

  • José Vaz Pinto

    José Vaz Pinto - Saudade

    José Vaz Pinto nasceu em Celeirós a 30 de Dezembro de 1925 e faleceu a 13 de Dezembro de 2010. Frequentou a Escola Primária da sua terra natal, passando depois pelo Seminário do Coração de Maria em Águeda (1936), pelo Convento de Alpendurada em Entre-os-Rios (1939) e por Jerez de los Caballeros Badajoz (1943), entre outros. Foi ordenado sacerdote na Catedral de Badajoz em 23 de Abril de 1950. (...)

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



Convidados - Galardões XVII Edição - Edição XVII, 2014