• Goreti Machado

    Goreti Machado - Altruísmo

    Goreti da Costa Machado nasceu a 15 de Outubro de 1952. É licenciada em Humanidades pela Universidade Católica e tem pós-graduação em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho. Foi professora do ensino secundário e todos os cargos desempenhados fora da área profissional, tiveram como único objectivo o trabalho, a dedicação e entrega aos mais (...)

  • Miguel Melo Bandeira

    Miguel Melo Bandeira - Artes e Cultura

    É actualmente o presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e professor associado do Departamento de Geografia. Leccionou e lecciona nas Licenciaturas de Geografia e Planeamento, de Arquitectura, e Sociologia, História e Comunicação Social da Universidade do Minho e orienta em parceria e individualmente diversas teses de Doutoramento e de Mestrado. Exerce ainda as funções (...)

  • Francisco Neto

    Francisco Neto - Artes Tradicionais e Populares

    Pintor de arte sacra nascido a 8 de Outubro de 1942, Francisco Neto iniciou a sua actividade profissional aos 12 anos de idade, na Casa Arte Cristã, em Braga. Em 1967 estabeleceu-se por conta própria, dedicando-se ao mobiliário pintado e às peças decorativas. Em 1982, retomou a pintura de arte sacra e a conservação, tendo executado, desde essa altura, muitos e importantes trabalhos, como o (...)

  • Associação Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé"

    Associação Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé" - Associação Cultural e Recreativa

    A Associação Cultural e Festiva ?Os Sinos da Sé? foi criada em 2005, mas assume um legado já com duas décadas e meia, uma vez que incorpora o historial do Grupo Folclórico de Professores de Braga. Com sede na Escola E.B. 2,3 Francisco Sanches, tem como objectivo central a divulgação e promoção da cultura popular e tradicional das populações do Baixo Minho. Mobilizando intervenções públicas (...)

  • Clube de Caçadores de Braga

    Clube de Caçadores de Braga - Associação Desportiva

    A comemorar 111 anos de vida em Maio de 2011, o Clube dos Caçadores de Braga tem 258 associados e um percurso recheado de grandes sucessos. Com instalações próprias, conta com uma sede social (para uso dos associados, familiares e amigos) e 2 campos de tiro. Para além do fosso universal, trap, compact sporting, hélices e voo, modalidades promovidas em instalações próprias, os associados (...)

  • Alberto Botelho

    Alberto Botelho - Associativismo

    Professor de profissão, encetou o dirigismo desportivo no Académico Basket Club (ABC) de Braga, quando este clube se dedicava, apenas, à prática do Hóquei em Patins. Enquanto associado ao A.B.C., sempre esteve mais ligado às equipas de formação, nomeadamente aos juniores, tendo trabalhado com figuras, como António Brandão, João Pedro Simões, Luís Fidalgo e Álvaro Miranda. Terminada a modalidade (...)

  • Matos Cruz

    Matos Cruz - Ciências e Educação

    Nascido em 1951, é médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Licenciado em Medicina na Universidade de Lisboa em 1975, concluiu o Internato Geral no Hospital de St.ª Maria em 1978. Entre 1979 e 2005 fez um total de 14 pós-graduações, 9 das quais no campo da Medicina Fetal, tendo desde 1993 o grau de Consultor Hospitalar. Entre 1985 e 1987 trabalhou no Hospital S. Marcos como especialista (...)

  • Paulo Faria

    Paulo Faria - Desporto

    Nascido a 15 de Maio de 1972, é licenciado em Educação Física e foi um dos mais talentosos jogadores portugueses de sempre, na posição de ?central?, conquistando inúmeros títulos nacionais ao serviço do A.B.C. de Braga, clube onde se formou, e do Sporting Clube de Portugal. Representou a Selecção Nacional Portuguesa por 156 ocasiões em variadas competições. Terminou a sua carreira de jogador e (...)

  • Sapatarias Fernando

    Sapatarias Fernando - Empresa Sector Comércio/Serviços

    Actualmente, com três espaços a sua fundação remonta a 1954, pela mão de Fernando Carneiro. A sua primeira loja abriu ao público na zona histórica de Braga, numa das mais prestigiadas ruas de comércio, seguindo-se outras duas, mantendo-se sempre fiéis aos princípios de qualidade, ética e personalidade. Estas características aliadas a um atendimento profissional e personalizado permitiram a estas (...)

  • Hotel Turismo

    Hotel Turismo - Empresa Sector Hotelaria/Pastelaria/Restauração

    Situado no centro da cidade, o Hotel Turismo de Braga distingue-se pela modernidade e pelo requinte. A unidade com quatro estrelas está equipada para receber executivos, que podem usufruir de 40 quartos com acesso à internet, cinco salas para reuniões e conferências com capacidade para 250 pessoas, um Business Center e Ciberl@nd. Com 132 quartos equipados com várias comodidades, este espaço (...)

  • Lacatoni

    Lacatoni - Empresa Sector Industrial

    A Lacatoni Portugal nasceu em 1986, através do espírito jovem e empreendedor de três grandes amigos ligados à área do desporto, que deram forma a um ambicioso projecto na área da produção e comercialização de equipamentos desportivos. Fortemente implantada no mercado nacional (incluindo Madeira e Açores) em todas as modalidades desportivas, a Lacatoni Portugal equipa todos os árbitros da (...)

  • Escola Secundária Sá de Miranda

    Escola Secundária Sá de Miranda - Entidade Área de Ensino

    A Escola Secundária Sá de Miranda é herdeira do secular Liceu de Braga, criado por Passos Manuel, em 1836. Entre 1840 e 1845, as aulas funcionaram em instalações cedidas pelo Arcebispo de Braga, no Seminário de S. Pedro. Em 1921/22, funcionou no edifício da extinta Congregação do Oratório, no Campo de Santana, actual Avenida Central. A partir de 1912, designa-se Liceu Nacional Central de Sá de (...)

  • Presépio ao Vivo de Priscos

    Presépio ao Vivo de Priscos - Evento

    Criado em 2005 por um grupo de corajosos e arrojados jovens da freguesia de Priscos, o Presépio ao Vivo é já um marco nas celebrações Natalícias de todo o Norte de Portugal e um importante factor de dinamização económica para o sector da hotelaria e restauração das freguesias vizinhas nesse período. É uma oportunidade para fazer uma viagem ao ano zero da nossa era, com vozes, música, cheiros, (...)

  • Associação Humanitária Habitat

    Associação Humanitária Habitat - Instituição de Solidariedade Social

    A Associação Humanitária Habitat de Braga foi fundada em Maio de 1996, tendo sido admitida como delegação oficial da ?Habitat for Humanity International? em Outubro desse mesmo ano. Organização de base cristã e ecuménica, a Habitat, tem como principal objectivo lutar contra a pobreza habitacional em todo o Mundo, procurando melhorar a qualidade de vida das famílias menos favorecidas, através da (...)

  • Celeirós

    Celeirós - Junta de Freguesia

    Presidente: António Araújo Fonseca Veiga Secretário: Óscar Fernandes Ribeiro Tesoureiro: Armando João Pinto Carvalho A freguesia de Celeirós está localizada a 6 quilómetros a sul do centro de Braga e conta com aproximadamente 3 000 habitantes (Censos de 2001) distribuídos por 236 hectares de terreno. Por estas paragens ainda há quem passe longas horas a tecer, a criar peças de ferro forjado, (...)

  • Pedro Sousa

    Pedro Sousa - Juventude

    Nascido a 25 de Novembro de 1982 em Braga, é actualmente presidente da Federação Distrital de Braga da Juventude Socialista (2010/2012) e adjunto do gabinete do Governador Civil de Braga (2009/2011). Desde cedo revelou a sua vertente de intervenção associativa ao assumir a presidência das associações de estudantes das escolas por onde foi construindo o seu percurso escolar (Esc. Preparatória de (...)

  • Paulo Peixoto

    Paulo Peixoto - Música

    A música surgiu cedo na vida de Paulo Peixoto, muito por influência familiar. Com um avô, tios, pais e um irmão apaixonados pelas notas musicais, Paulo Peixoto depressa percebeu qual era a sua verdadeira vocação. Em 1982 formou o grupo ?Anima?, juntamente com Firmino Neiva, Manuel Beleza, Zé Menezes e Casimiro Talaia, para tocar standards e originais, na área do Jazz e da Fusão. Em 1986, a (...)

  • Polícia de Segurança Pública

    Polícia de Segurança Pública - Organismo de Serviço Público

    Foi a 30 de Maio de 1877 que a Junta Geral do Distrito aprovou a criação do Corpo de Polícia Civil da Cidade de Braga, data que ainda hoje é assinalada com a comemoração do Dia do Comando. O primeiro comissário seria nomeado dois meses depois e em Outubro começaria a funcionar o Corpo de Polícia. Com a implantação da República aprovou-se o novo regulamento da Polícia Cívica de Braga que tinha (...)

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- António Sousa Fernandes recebe Galardão atribuído Domingos Silva Teixeira (Galardão Saudade) - Edição XIV, 2011