Altruísmo

  • Isabel Varanda

    Isabel Varanda

    Isabel Alexandra Varanda nasceu em Braga em 10 de Maio de 1965. Licenciada em Direito e com uma pós-graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exerce, como profissional liberal, na sua cidade natal, a advocacia, desde Setembro de 1996. Em termos profissionais, exerceu ainda consultoria jurídica, na Delegação Distrital da (...)

  • José Costa Pinto

    José Costa Pinto

    Nasceu em V.N. Famalicão, em 1947. Entrou na Companhia de Jesus, tendo-se ordenado sacerdote em 1976. Tem dedicado a sua vida à actividade universitária e à pastoral juvenil. É professor da Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, desde 1977, onde tem leccionado diversas disciplinas e ocupado cargos de direcção e coordenação. Para além de inúmeros artigos publicados é (...)

  • Maria Otília dos Santos

    Maria Otília dos Santos

    Maria Otília Froes Lobato de Azevedo de Andrade dos Santos, nasceu em Braga, a 23 de Abril de 1923. Ingressou na Escola Comercial de Braga, onde frequentou o curso comercial, tendo concluído em 1939. Desde cedo, iniciou funções em regime de voluntariado em várias instituições. Em 1952, ingressou na Conferência de S. Vicente de Paulo - Feminina, para ocupar o cargo de tesoureira, cargo que mantém (...)

  • Roberto Mariz

    Roberto Mariz

    Nascido em 13 de Janeiro de 1974 em Rates ? Póvoa de Varzim, frequentou o curso de Teologia na Universidade Católica, o curso de Sociologia na Universidade do Minho e está afazer o doutoramento em Estudos da Religião pela Universidade Católica. Tendo sido ordenado sacerdote em 1998. Com uma vida de partilha e de entrega à vida religiosa, o Cón. Roberto Mariz para além de ser Pároco da Paróquia (...)

  • Artes e Cultura

  • Almeno Gonçalves

    Almeno Gonçalves

    Natural de Braga, estudou no Liceu Sá de Miranda e fundou três grupos de teatro, entre eles o grupo de Teatro Universitário do Minho. Almeno Gonçalves, estreou-se como actor no Teatro da Comuna, passando depois pelo Teatro Experimental de Cascais, pelo Teatro Nacional D. Maria II, pelo Teatro Aberto e pelo Teatro da Cornecópia, onde interpretou várias peças de Beaumarchais, Francisco de Holanda e (...)

  • Eduardo Pires de Oliveira

    Eduardo Pires de Oliveira

    Nasceu em Braga em 1950. Investigador e autor de mais de uma centena de livros e artigos sobre história da arte, história, arqueologia, biografia, iconografia e bibliografia, tendo, inclusive, ganho o Prémio José de Figueiredo em 1995, da Academia Nacional de Belas Artes, pelo seu livro ?O Convento do Salvador?. Conhecido pela sua capacidade de investigação, é técnico da Biblioteca Pública de (...)

  • Fernando Pinheiro

    Fernando Pinheiro

    Fernando Pinheiro, como escritor, já editou dois romances, Sonho e Paixão em Apúlia e A Forasteira, ambos reeditados. Neste domínio do romance, trabalha actualmente numa trilogia dedicada à família contemporânea. Publicou cinco obras de poesia e seis de conto. Escreveu e adaptou inúmeras peças de teatro, como A Paixão de Cristo, Barcelos By Night ou O Fim do Último Episódio. Peças, porém, como (...)

  • Joana Providência

    Joana Providência

    Joana Providência nasceu em Braga em 1965. Foi com Fernanda Canossa que iniciou os estudos em Dança Clássica e em 1989 terminou o curso da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Como projecto de fim de curso criou ?Mecanismos?, um trabalho que seria premiado com ?Sete de Ouro ? revelação? e apresentado no ACARTE Gulbenkian (...)

  • Artes Tradicionais e Populares

  • Alfredo Machado

  • Ana Maria Azevedo

    Ana Maria Azevedo

    Ana Maria Lemos Pinto de Azevedo, nasceu a 14 de Junho de 1946. É licenciada em Filologia Românica e Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Nova de Lisboa. Foi professora durante 36 anos, 17 dos quais na cidade de Braga, encontrando-se agora reformada. Da sua actividade extracurricular destaca-se o trabalho desenvolvido no âmbito da música tradicional. Durante muitos anos (...)

  • António Torres

    António Torres

    Nasceu em 1959, na freguesia de Nogueiró, Braga. É oficial da justiça desde 1983, tendo frequentado a licenciatura em Direito, na Universidade do Minho. Possui o curso de formação de formadores, desde 2000, tendo, em 2005, concluído o curso de Escrivão de Direito. Foi e mentor e produtor de vários eventos, como o ?Mercado Romano? (2004), a ?Feira à Moda Antiga? (2005), a ?Festa da Primavera? e, (...)

  • Domingos Silva

    Domingos Silva

    Domingos Rodrigues da Silva, nasceu a 02 de Setembro de 1934, na freguesia de S. Miguel de Frossos, Braga. Realizou a quarta classe do ensino básico e enquanto aguardava a idade dos catorze anos, idade legal para entrar no mercado de trabalho, foi ocupando o seu tempo junto dos dois tios, ambos profissionais de Arte Sacra. A 14 de Setembro de 1948, entra para a casa Fânzeres, onde se manteve até (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • ACOFA, Associação Cultural

    ACOFA, Associação Cultural

    A ACOFA nasceu há mais de três décadas, com a missão de apoiar e estimular os artistas amadores da região, organizando espectáculos e promovendo a formação artística. Os festivais da canção, infantis e juvenis, foram as primeiras iniciativas promovidas pela associação, repetindo-se anualmente ao longo de uma década. Mas o evento mais marcante na história da ACOFA, pelo qual é prontamente (...)

  • ARCUM

    ARCUM

    Fundada em 1991, a A.R.C.U.M ? Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho consiste num projecto cultural constituído por alunos e antigos alunos da Universidade do Minho com o objectivo de divulgar e promover as tradições académicas, no país e no estrangeiro. A partir desta associação surgiram vários grupos, como o Grupo de Música Popular, o Grupo de Fados de Coimbra, o Grupo de (...)

  • AZEITUNA - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

    AZEITUNA - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

    A Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho, surgiu da ideia de um grupo de amigos e fez a sua primeira aparição pública em Maio de 1992, nas festas do Enterro da Gata. Apadrinhada pela Tuna Universitária do Minho, depressa se aproximou da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, com quem se geminou em 1994. Nos anos seguintes realizou um intercâmbio cultural com a Irlanda, (...)

  • Jovem Coop

    Jovem Coop

    A completar 33 anos de existência, a Jovem Coop dedica-se à promoção de actividades de ocupação de tempos livres dos jovens e à sensibilização para a cidadania. Nesta associação sem fins lucrativos, os jovens têm acesso a diversos intercâmbios que lhes permitem conhecer não só novas culturas mas também a cultura desta região. Empenhada em apostar na educação e sensibilização para o património (...)

  • Associação Desportiva

  • Ascredno

    Ascredno

    Fundada em 13 de Julho de 1993, como IPSS, a ASCREDNO tem como principal objectivo desenvolver acções no âmbito da Segurança Social, promovendo o emprego, a formação profissional, a cultura e o desporto. Entre as suas várias valências, destaca-se o grupo desportivo, fundado em Julho de 2000. Com 170 sócios, a ASCREDNO / Desporto já conquistou vários títulos importantes na modalidade que pratica ? (...)

  • Associação Portuguesa de Deficientes

    Associação Portuguesa de Deficientes

    A Associação Portuguesa de Deficientes (A.P.D.) foi constituída no ano de 1972 e tem cerca de 23 000 associados. É uma associação de utilidade pública e sem fins lucrativos, com 25 delegações espalhadas pelo país. A delegação de Braga foi constituída em 1982 e tem aproximadamente 1 300 associados. Em 1991 foi criada a equipa de basquetebol da A.P.D. - Braga. Apostando no basquetebol em cadeira de (...)

  • Escola Profissional de Braga

    Escola Profissional de Braga

    A EPB - Escola Profissional de Braga foi criada em 29 de Setembro de 1989, e está, desde a sua génese, marcada pelo imperativo da elevação da qualificação profissional como resposta às necessidades de desenvolvimento de Braga. O bom trabalho desenvolvido pela EPB tem sido reconhecido com prémios a nível nacional e internacional. A 30 de Maio de 2008 foi criado o Centro de Cultura e Desporto da (...)

  • S.C. "Leões das Enguardas"

    S.C. "Leões das Enguardas"

    ?Leões um dia, Leões para sempre!?, é o lema que guia o S.C. Leões das Enguardas desde a sua fundação, em 1952. Criado no antigo (e extinto) Bairro do Carandá por um grupo de apaixonados pelo desporto, teve como principal base a dedicação ao Sporting C.P., fonte de inspiração para o nome e para as cores do clube. Ao longo dos seus 51 anos de história, o clube teve já modalidades como futsal e (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Conjunto de Cavaquinhos Henrique Lima Ribeiro - Edição I, 1997