Altruísmo

  • Carlos Cruz Vilaça

    Carlos Manuel da Cruz Vilaça nasceu a 3 de Dezembro de 1945. Licenciado em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, demonstrou desde sempre enorme sensibilidade para o apoio social. A sua experiência voluntária iniciou-se em 1981, na Confraria do Sameiro, à qual se manteve ligado durante dois mandatos. Entre 1998 e 2006, assumiu a presidência do Conselho Fiscal (...)

  • José Costa Pinto

    Nasceu em V.N. Famalicão, em 1947. Entrou na Companhia de Jesus, tendo-se ordenado sacerdote em 1976. Tem dedicado a sua vida à actividade universitária e à pastoral juvenil. É professor da Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, desde 1977, onde tem leccionado diversas disciplinas e ocupado cargos de direcção e coordenação. Para além de inúmeros artigos publicados é (...)

  • Lucinda Vilaverde

    Lucinda Vilaverde

    Maria Lucinda Macedo Vilaverde é natural de Vila Verde e nasceu em 1953. Segunda filha de um grupo de 10 irmãos. Iniciou o seu percurso académico aos 20 anos, depois de ter deixado a escola primária aos 11, sempre na condição de trabalhadora estudante. Fez o curso do Magistério Primário em Braga. Licenciou-se em Filosofia no ramo educacional pela Faculdade de Letras do Porto; fez licenciatura em (...)

  • Roberto Mariz

    Roberto Mariz

    Nascido em 13 de Janeiro de 1974 em Rates ? Póvoa de Varzim, frequentou o curso de Teologia na Universidade Católica, o curso de Sociologia na Universidade do Minho e está afazer o doutoramento em Estudos da Religião pela Universidade Católica. Tendo sido ordenado sacerdote em 1998. Com uma vida de partilha e de entrega à vida religiosa, o Cón. Roberto Mariz para além de ser Pároco da Paróquia (...)

  • Artes e Cultura

  • Fernando Pinheiro

    Fernando Pinheiro

    Fernando Pinheiro, como escritor, já editou dois romances, Sonho e Paixão em Apúlia e A Forasteira, ambos reeditados. Neste domínio do romance, trabalha actualmente numa trilogia dedicada à família contemporânea. Publicou cinco obras de poesia e seis de conto. Escreveu e adaptou inúmeras peças de teatro, como A Paixão de Cristo, Barcelos By Night ou O Fim do Último Episódio. Peças, porém, como (...)

  • Joana Providência

  • Pedro Seromenho

    Pedro Seromenho

  • Rui Madeira

    Rui Madeira

    Nasceu em Santarém, em 1955 e é actor e encenador profissional desde 1975. Em 1980 foi um dos fundadores no Porto, da CENA, o grupo que daria origem em 1984 à Companhia de Teatro de Braga, onde ocupa o cargo de director artístico. Foi administrador executivo do Teatro Circo de Braga e integrou o secretariado organizador do 1º FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). Foi (...)

  • Artes Tradicionais e Populares

  •  Manuel Ferreira Machado - "Pinha"

    Manuel Ferreira Machado - "Pinha"

    Manuel Ferreira Machado, mais conhecido por ?Pinha?, alcunha que herdou do pai e avô, nasceu em Celeirós, Braga, em 1962. Começou a trabalhar o ferro com apenas 15 anos de idade. Hoje em dia, associa o trabalho de comercial a esta arte e a um gosto muito particular pela reciclagem de vários materiais, criando peças únicas, que relembram vários aspetos da sociedade civil e religiosa. Dedica-se (...)

  • Ana Maria Azevedo

    Ana Maria Azevedo

    Ana Maria Lemos Pinto de Azevedo, nasceu a 14 de Junho de 1946. É licenciada em Filologia Românica e Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Nova de Lisboa. Foi professora durante 36 anos, 17 dos quais na cidade de Braga, encontrando-se agora reformada. Da sua actividade extracurricular destaca-se o trabalho desenvolvido no âmbito da música tradicional. Durante muitos (...)

  • António Torres

    António Torres nasceu em 1959, na freguesia de Nogueiró, Braga. É oficial de justiça desde 1983, tendo frequentado a licenciatura em Direito, na Universidade do Minho. Possui o curso de formação de formadores, desde 2000, tendo, em 2005, concluído o curso de Escrivão de Direito. Foi mentor e produtor de vários eventos, como o "Mercado Romano" (2004), a "Feira à Moda Antiga" (2005), a "Festa da (...)

  • Domingos Silva

    Domingos Silva

    Domingos Rodrigues da Silva, nasceu a 02 de Setembro de 1934, na freguesia de S. Miguel de Frossos, Braga. Realizou a quarta classe do ensino básico e enquanto aguardava a idade dos catorze anos, idade legal para entrar no mercado de trabalho, foi ocupando o seu tempo junto dos dois tios, ambos profissionais de Arte Sacra. A 14 de Setembro de 1948, entra para a casa Fânzeres, onde se manteve até (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • "Mulheres do Minho"

    "Mulheres do Minho"

    O Grupo de Cantares "Mulheres do Minho", sediado em Braga, surgiu após um trabalho de pesquisa e de recolha da música cantada pelas lavradeiras minhotas. Este trabalho está relatado no livro "Os Cantares Polifónicos do Baixo Minho" (1997) da autoria de Ana Maria Azevedo. Percebeu-se então que pouco a pouco as verdadeiras intérpretes desta música vocal iam desaparecendo. Como se de um "museu vivo" (...)

  • ARCUM - Associação Recreativa e Cultural da UniversIdade do Minho

    Fundada em 1991, a A.R.C.U.M ? Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho consiste num projecto cultural constituído por alunos e antigos alunos da Universidade do Minho, com o objectivo de divulgar e promover as tradições académicas, no país e no estrangeiro. A partir desta associação surgiram vários grupos, como o Grupo de Música Popular, o Grupo de Fados de Coimbra, o Grupo de (...)

  • Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros

    Foi constituída em 1983 por um grupo de 12 sócios fundadores, com o objectivo de dinamizar cultural, social e desportivamente a freguesia. A associação foi criada a partir da iniciativa do ainda actual presidente da direcção, Sr. António da Rocha Araújo. Nos primeiros anos de existência, as actividades desenvolvidas foram essencialmente culturais, recreativas e desportivas, nomeadamente na (...)

  • Jovem Coop - Jovem Cooperante Natureza/Cultura

    Jovem Coop - Jovem Cooperante Natureza/Cultura

    A completar 34 anos de existência, a Jovem Coop dedica-se à promoção de actividades com o compromisso de responsabilizar os seus associados numa cidadania activa. Nesta associação sem fins lucrativos, os jovens têm acesso a diversas iniciativas que lhes permitem conhecer novas culturas, mas também a cultura desta região. Empenhada em apostar numa educação não formal e sensibilização para o (...)

  • Associação Desportiva

  • ASCREDNO - Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró

    Fundada em 13 de Julho de 1993, como IPSS, a ASCREDNO tem como principal objectivo desenvolver acções no âmbito da Segurança Social, promovendo o emprego, a formação profissional, a cultura e o desporto. Das suas várias valências, destaca-se o grupo desportivo, fundado em Julho de 2000. Com 170 sócios, a ASCREDNO/ Desporto já conquistou vários títulos importantes na modalidade que representam ? (...)

  • Associação de Basquetebol de Braga

    Fundada em 1988, a Associação de Basquetebol de Braga conta actualmente com 11 clubes filiados, nomeadamente: Associação Teatro Construção, Basquete Clube Celorico de Basto, Basquete Clube de Barcelos, Grupo Desportivo André Soares, Sport Clube Maria da Fonte, Restauradores da Granja, Sporting Clube de Braga, Sporting Clube Leões das Enguardas, Vitória Sport Clube, Cava - Clube Amigos de Vieira e (...)

  • Clube de Orientação do Minho

    O.COM - Clube de Orientação do Minho, é uma associação desportiva e recreativa, de fins não lucrativos, cujos objetivos são o desenvolvimento e a promoção da prática da Orientação e de atividades de ar livre, na região do Minho. Encontra-se filiado na Federação Portuguesa de Orientação com o n.º 102 e inscrito na RNAJ como associação de âmbito local do Distrito de Braga (código 2007-00268). (...)

  • S.C. "Leões das Enguardas"

    ?Leões um dia, Leões para sempre!?, é o lema que guia o S.C. Leões das Enguardas desde a sua fundação, em 1952. Criado no antigo (e extinto) Bairro do Carandá por um grupo de apaixonados pelo desporto, teve como principal base a dedicação ao Sporting C.P., fonte de inspiração para o nome e para as cores do clube. Ao longo dos seus 51 anos de história, o clube teve já modalidades como futsal e (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Esprominho - Desfile de Moda de Jovens Criadores - Edição XV, 2012