Altruísmo

  • António Machado

    António Álvaro da Costa Machado nasceu a 4 de agosto de 1947, no Gerês, concelho de Terras de Bouro, no distrito de Braga. Estudou no Liceu Sá de Miranda e tornou-se funcionário dos Correios de Portugal, na área comercial, cargo que ocupou durante cerca de 36 anos. Enquanto jovem pertenceu aos escuteiros, integrando a equipa de trabalho que ajudou a construir o Campo Escola Nacional, situado na (...)

  • Armando Osório

    Armando Maria da Cunha Osório Araújo nasceu na freguesia de São Lázaro, em Braga, a 13 de abril de 1943. Estudou Administração no Instituto Superior de Ciências Sociais da Universidade Técnica de Lisboa, tendo-se tornado Delegado do Instituto do Trabalho, Previdência e Ação Social de Moçambique, lugar que ocupou de 1971 a 1975 na cidade da Beira. Foi diretor e, mais tarde, administrador dos (...)

  • César Ruiz Martin

    César Ruiz Martín nasceu em Marcilla de Campos, em terras castelhanas, no dia 8 de novembro de 1956. Realizou a formação básica e secundária com os Irmãos das Escolas Cristãs e os estudos universitários em Teologia e Línguas Estrangeiras nas Universidades de Salamanca, Burgos e Braga. Atualmente tem a dupla nacionalidade, espanhola e portuguesa, mas considera-se ?cidadão do mundo?. Para além do (...)

  • Maria de Fátima Soeiro

    Coordenadora Regional da Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em regime de voluntariado, desde 2013 e Responsável pela Unidade de Psico-Oncologia desta Delegação, cujo objetivo é o atendimento gratuito de doentes oncológicos e suas familias. Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto e Mestre em Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho. Foi Psicóloga e (...)

  • Artes e Cultura

  • Elsa Barreto

    Elsa Barreto

    Elsa Barreto é uma estilista com um percurso de mais de 25 anos na moda portuguesa. Formada pela Academia de Moda do Porto, e tendo vencido o concurso nacional de Novos Talentos enquanto finalista, construiu uma carreira sólida em que cada um das suas coleções desenha uma personalidade facilmente identificável pelo público e onde o traço feminino e a sofisticação são vetores essenciais. Em 1990 (...)

  • Orlando Costa (Zé Gato)

    Orlando Costa Orlando Costa nasceu em Braga em 1948. 20 anos depois, rumou a Lisboa e ao Conservatório Nacional de Teatro. Os primeiros tempos foram difíceis?a adaptação ao vocabulário, às novas rotinas, as saudades de casa e da família. Mas o amor ao Teatro falou mais alto! Ainda no Conservatório, fez a primeira estreia profissional no Teatro Experimental de Cascais. Fez televisão, algum (...)

  • Pedro Seromenho

    Pedro Seromenho

    Pedro Seromenho, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Harare, Zimbabué. Com dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde actualmente reside. Apesar de ser licenciado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteira e exclusivamente ao universo da literatura infantojuvenil e desde 2010 que este faz parte do júri do Prémio Matilde (...)

  • Rui Madeira

    Rui Madeira

    Nasceu em Santarém, em 1955 e é actor e encenador profissional desde 1975. Em 1980 foi um dos fundadores no Porto, da CENA, o grupo que daria origem em 1984 à Companhia de Teatro de Braga, onde ocupa o cargo de director artístico. Foi administrador executivo do Teatro Circo de Braga e integrou o secretariado organizador do 1º FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). Foi (...)

  • Artes Tradicionais e Populares

  •  Manuel Ferreira Machado - "Pinha"

    Manuel Ferreira Machado - "Pinha"

    Manuel Ferreira Machado, mais conhecido por ?Pinha?, alcunha que herdou do pai e avô, nasceu em Celeirós, Braga, em 1962. Começou a trabalhar o ferro com apenas 15 anos de idade. Hoje em dia, associa o trabalho de comercial a esta arte e a um gosto muito particular pela reciclagem de vários materiais, criando peças únicas, que relembram vários aspetos da sociedade civil e religiosa. Dedica-se (...)

  • Fernando Cardoso

    Fernando Cardoso

    Nasceu a 14 de Janeiro de 1952 em Longos, Guimarães. Licenciado em Arquitectura, foi no ensino da EV, da EVT e das Artes, na EB Dr. Francisco Sanches e no Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, que dedicou grande parte da sua vida. Tendo-se aposentado em 2012, concluiu na Universidade Católica de Braga um Master em Administração e Gestão do Turismo. Enquanto professor ensinou centenas de alunos a (...)

  • José Gonçalves

    José Gonçalves, também conhecido por ?Zé Violas?, nasceu em Braga, a 05 de agosto de 1969. Filho mais novo de António Gonçalves, desde cedo ficou fascinado por esta arte e assim deu continuidade à herança familiar e marcante tradição de um ofício bracarense, o de violeiro. Começou muito jovem, com cerca de 12 ou 13 anos, a embrenhar-se na arte de construir, de forma artesanal, os tradicionais (...)

  • Manuela Sá Fernandes

    Nasceu em 1984 na cidade de Braga, na freguesia de S. Lázaro, na qual reside até aos dias de hoje. Ingressou no Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio a partir de 1986. Licenciou-se em Direito na Universidade do Minho em 2008, tendo exercido advocacia nesta cidade até 2015. Atualmente exerce as funções de consultora imobiliária na empresa Remax Negócios II. Entre 2008 e 2012 foi Presidente da (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • ACOFA - Associação Cultural

    A Acofa Bragafado, fundada em 1979, é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal missão promover atividades de âmbito cultural e social. Na área cultural, cujo grande objetivo é congregar artistas e unir esforços na defesa dos seus interesses, promove e organiza eventos de fado como o ?Bragafado?, que se assume, na qualidade de concurso de fado, como o mais significativo evento do (...)

  • Associação Cultural e Artística "Ida e Volta"

    Criada em 1996, a Associação Cultural e Artística Ida e Volta conta, atualmente, com cerca de 40 associados. É composta por um grupo de Zés P´reiras, gigantones, cabeçudos entre outras formas animadas. Um dos principais objetivos da associação é a preservação e divulgação da cultura popular tradicional portuguesa, e acima de tudo minhota. Ao longo dos anos tem levado o nome da cidade de Braga a (...)

  • Associação do Coro Infanto-Juvenil de Esporões

    Fundada em 2000, a Associação do Coro Infanto-Juvenil de Esporões pretende dinamizar as áreas de canto, música, dança e teatro, envolvendo jovens, adolescentes e crianças em atividades de maior valor, promovendo a sua formação musical, cultural, intelectual e artística. Levou já a palco vários espetáculos de teatro musical, dos quais se destacam, ?Sorriso de Algodão? ?A loja dos Brinquedos (...)

  • Grupo Coral e Instrumental do Carmo

    Grupo Coral e Instrumental do Carmo

    O Grupo Coral e Instrumental do Carmo iniciou a sua actividade musical em 1969, levando à Igreja a revolução musical característica dos anos 60, com o objectivo de chamar os jovens à prática de uma religião renovadora. Introduzindo instrumentos tais como o trompete, o saxofone, a bateria, a viola baixo e a semiacústica, para além do habitual órgão, obteve uma resposta extremamente positiva por (...)

  • Associação Desportiva

  • Associação Desportiva e Cultural de Gualtar

    A A.D.C.de Gualtar é o clube desportivo mais representativo da Freguesia de Gualtar. Fundado por um grupo de amigos a 8/01/1980 na sequência do entusiasmo e dinâmica propulsionada pelos ares da liberdade do 25 de Abril e do espírito empreendedor da autarquia. Durante os últimos 36 anos, proporcionou a formação a centenas de jovens Gualtarenses e tem desenvolvido nos seus praticantes as (...)

  • Braga Rugby

    Braga Rugby

    O Braga Rugby surgiu no final de Novembro de 2010 no seio do Centro Cultural e Social de Santo Adrião. Em apenas 3 anos de existência, integra já cerca de centena e meia de atletas federados. Competindo em provas nacionais e regionais, nos 9 escalões etários existentes no rugby, desde os sub8 até aos seniores, o Braga Rugby integra ainda uma equipa feminina. Para além de desenvolver um projecto (...)

  • Clube de Orientação do Minho

    O .COM - Clube de Orientação do Minho, é uma associação desportiva e recreativa, de fins não lucrativos, criado com o objectivo de desenvolvimento e promoção da prática da modalidade de Orientação e de actividades de ar livre, na região do Minho. Fundado em 12 de Dezembro de 2002, este clube encontra-se filiado na Federação Portuguesa de Orientação com o n.º 102 e inscrito na RNAJ como associação (...)

  • Sporting Clube "Leões das Enguardas"

    ?Leões um dia, Leões para sempre!?, é o lema que guia o S.C. Leões das Enguardas desde a sua fundação, em 1952. Criado no antigo (e extinto) Bairro do Carandá por um grupo de apaixonados pelo desporto, teve como principal base a dedicação ao Sporting C.P., fonte de inspiração para o nome e para as cores do clube. Ao longo dos seus 64 anos de história, o clube teve já modalidades como futsal e (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- João Formosinho (Galardão Ciências e Educação) - Edição XII, 2009