Altruísmo

  • Carlos Costa

    Carlos Costa

    Carlos Costa nasceu no dia 4 de Maio de 1962. Estudou na Escola Secundária Sá de Miranda e licenciou-se posteriormente em Medicina Dentária na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto em 1988, tendo-se especializado posteriormente em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas em 2002. Há 5 anos montou o seu próprio consultório depois de ter trabalhado em duas conhecidas clínicas (...)

  • Goreti Machado

    Goreti Machado

    Goreti da Costa Machado nasceu a 15 de Outubro de 1952. É licenciada em Humanidades pela Universidade Católica e tem pós-graduação em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho. Foi professora do ensino secundário e todos os cargos desempenhados fora da área profissional, tiveram como único objectivo o trabalho, a dedicação e entrega aos mais (...)

  • Isabel Varanda

    Isabel Varanda

    Isabel Alexandra Varanda nasceu em Braga em 10 de Maio de 1965. Licenciada em Direito e com uma pós-graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exerce, como profissional liberal, na sua cidade natal, a advocacia, desde Setembro de 1996. Em termos profissionais, exerceu ainda consultoria jurídica, na Delegação Distrital da (...)

  • José Costa Pinto

    José Costa Pinto

    Nasceu em V.N. Famalicão, em 1947. Entrou na Companhia de Jesus, tendo-se ordenado sacerdote em 1976. Tem dedicado a sua vida à actividade universitária e à pastoral juvenil. É professor da Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, desde 1977, onde tem leccionado diversas disciplinas e ocupado cargos de direcção e coordenação. Para além de inúmeros artigos publicados é (...)

  • Artes e Cultura

  • Almeno Gonçalves

    Almeno Gonçalves

    Natural de Braga, estudou no Liceu Sá de Miranda e fundou três grupos de teatro, entre eles o grupo de Teatro Universitário do Minho. Almeno Gonçalves, estreou-se como actor no Teatro da Comuna, passando depois pelo Teatro Experimental de Cascais, pelo Teatro Nacional D. Maria II, pelo Teatro Aberto e pelo Teatro da Cornecópia, onde interpretou várias peças de Beaumarchais, Francisco de Holanda e (...)

  • Fernando Pinheiro

    Fernando Pinheiro

    Fernando Pinheiro, como escritor, já editou dois romances, Sonho e Paixão em Apúlia e A Forasteira, ambos reeditados. Neste domínio do romance, trabalha actualmente numa trilogia dedicada à família contemporânea. Publicou cinco obras de poesia e seis de conto. Escreveu e adaptou inúmeras peças de teatro, como A Paixão de Cristo, Barcelos By Night ou O Fim do Último Episódio. Peças, porém, como (...)

  • Joana Providência

    Joana Providência

    Joana Providência nasceu em Braga em 1965. Foi com Fernanda Canossa que iniciou os estudos em Dança Clássica e em 1989 terminou o curso da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Como projecto de fim de curso criou ?Mecanismos?, um trabalho que seria premiado com ?Sete de Ouro ? revelação? e apresentado no ACARTE Gulbenkian (...)

  • Miguel Melo Bandeira

    Miguel Melo Bandeira

    É actualmente o presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e professor associado do Departamento de Geografia. Leccionou e lecciona nas Licenciaturas de Geografia e Planeamento, de Arquitectura, e Sociologia, História e Comunicação Social da Universidade do Minho e orienta em parceria e individualmente diversas teses de Doutoramento e de Mestrado. Exerce ainda as funções (...)

  • Artes Tradicionais e Populares

  • Ana Maria Azevedo

    Ana Maria Azevedo

    Ana Maria Lemos Pinto de Azevedo, nasceu a 14 de Junho de 1946. É licenciada em Filologia Românica e Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Nova de Lisboa. Foi professora durante 36 anos, 17 dos quais na cidade de Braga, encontrando-se agora reformada. Da sua actividade extracurricular destaca-se o trabalho desenvolvido no âmbito da música tradicional. Durante muitos anos (...)

  • António Torres

    António Torres

    Nasceu em 1959, na freguesia de Nogueiró, Braga. É oficial da justiça desde 1983, tendo frequentado a licenciatura em Direito, na Universidade do Minho. Possui o curso de formação de formadores, desde 2000, tendo, em 2005, concluído o curso de Escrivão de Direito. Foi e mentor e produtor de vários eventos, como o ?Mercado Romano? (2004), a ?Feira à Moda Antiga? (2005), a ?Festa da Primavera? e, (...)

  • Cândido Caldas

    Cândido Caldas

    Nascido em 1950 Cândido Caldas, pinta desde 1996, ano da sua primeira exposição, que decorreu na Festa da Cultura, em Cabeceiras de Basto, e onde voltou a marcar presença por duas vezes (1997 e 1998). Desde então, tem participado em inúmeras exposições, com destaque para: Fundação Jorge Antunes ? Caldas de Vizela (1996), Casa da Cultura de Fafe (1996), Galeria Tribuna D'Arte ? Paços de Ferreira (...)

  • Francisco Neto

    Francisco Neto

    Pintor de arte sacra nascido a 8 de Outubro de 1942, Francisco Neto iniciou a sua actividade profissional aos 12 anos de idade, na Casa Arte Cristã, em Braga. Em 1967 estabeleceu-se por conta própria, dedicando-se ao mobiliário pintado e às peças decorativas. Em 1982, retomou a pintura de arte sacra e a conservação, tendo executado, desde essa altura, muitos e importantes trabalhos, como o (...)

  • Associação Cultural e Recreativa

  • A.R.C.U.M. ? Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho

    A.R.C.U.M. ? Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho

    A A.R.C.U.M. é um projecto cultural e recreativo que existe na Universidade do Minho desde 1991. Composta por alunos e antigos alunos da Universidade do Minho, nasceu como meio de divulgação e promoção das tradições académicas e da própria região minhota, quer no país, quer no estrangeiro. Na sua génese surgiram vários grupos diversificados, como o Grupo de Música Popular, o Grupo de Fados de (...)

  • Associação Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé"

    Associação Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé"

    A Associação Cultural e Festiva ?Os Sinos da Sé? foi criada em 2005, mas assume um legado já com duas décadas e meia, uma vez que incorpora o historial do Grupo Folclórico de Professores de Braga. Com sede na Escola E.B. 2,3 Francisco Sanches, tem como objectivo central a divulgação e promoção da cultura popular e tradicional das populações do Baixo Minho. Mobilizando intervenções públicas (...)

  • Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

    Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

    A Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho, surgiu da ideia de um grupo de amigos e fez a sua primeira aparição pública em Maio de 1992, nas festas do Enterro da Gata. Apadrinhada pela Tuna Universitária do Minho, depressa se aproximou da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, com quem se geminou em 1994. Nos anos seguintes realizou um intercâmbio cultural com a Irlanda, (...)

  • Jovem Coop - Jovem Cooperante Natureza/Cultura

    Jovem Coop - Jovem Cooperante Natureza/Cultura

    A completar 34 anos de existência, a Jovem Coop dedica-se à promoção de actividades com o compromisso de responsabilizar os seus associados numa cidadania activa. Nesta associação sem fins lucrativos, os jovens têm acesso a diversas iniciativas que lhes permitem conhecer novas culturas, mas também a cultura desta região. Empenhada em apostar numa educação não formal e sensibilização para o (...)

  • Associação Desportiva

  • A.S.C.R.E.D.N.O. - Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró

    A.S.C.R.E.D.N.O. - Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró

    Fundada em 13 de Julho de 1993 como IPSS, tem por objecto principal o desenvolvimento de acções no âmbito da segurança social e a promoção do emprego, a formação profissional, a cultura e o desporto. A solidariedade social é a principal área de intervenção da instituição dando respostas sociais nas áreas da juventude (ATL) e da 3ª idade (apoio domiciliário e centro de dia e futuramente lar de (...)

  • Associação Portuguesa de Deficientes

    Associação Portuguesa de Deficientes

    A Associação Portuguesa de Deficientes (A.P.D.) foi constituída no ano de 1972 e tem cerca de 23 000 associados. É uma associação de utilidade pública e sem fins lucrativos, com 25 delegações espalhadas pelo país. A delegação de Braga foi constituída em 1982 e tem aproximadamente 1 300 associados. Em 1991 foi criada a equipa de basquetebol da A.P.D. - Braga. Apostando no basquetebol em cadeira de (...)

  • Clube de Caçadores de Braga

    Clube de Caçadores de Braga

    A comemorar 111 anos de vida em Maio de 2011, o Clube dos Caçadores de Braga tem 258 associados e um percurso recheado de grandes sucessos. Com instalações próprias, conta com uma sede social (para uso dos associados, familiares e amigos) e 2 campos de tiro. Para além do fosso universal, trap, compact sporting, hélices e voo, modalidades promovidas em instalações próprias, os associados (...)

  • Escola Profissional de Braga

    Escola Profissional de Braga

    A E.P.B. - Escola Profissional de Braga foi criada em 29 de Setembro de 1989, e está, desde a sua génese, marcada pelo imperativo da elevação da qualificação profissional como resposta às necessidades de desenvolvimento de Braga. Apostando numa oferta formativa diversificada e selectiva, dirigida predominantemente a jovens através de cursos profissionais, a E.P.B. tem proporcionado contactos e (...)

Páginas  1 |  2 |  3 |  4 |  5 

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Catarina Araújo e Sara Veloso - Edição XV, 2012