Notícias
Auditório do PEB acolheu XV edição deste evento de Homenagem "A Nossa Terra" distingue Miguel Macedo
O ministro da Administração Interna Miguel Macedo foi distinguido como Personalidade bracarense do ano, na XV edição dos galardões "A Nossa Terra", evento que se realizou na noite de sexta ? feira, no auditório do Parque de Exposições de Braga.
Com Miguel Macedo ausente, por se encontrar em missão oficial nos Açores, o troféu foi entregue à filha do governante, que elogiou os outros nomeados, agradeceu e encarou o galardão como «um estímulo» para que todos continuem a trabalhar. Entre os galardões coletivos, o destaque maior foi para o Corpo Nacional de Escutas, que recebeu o título de Entidade bracarense do ano.
Como é da praxe, a cerimónia arrancou com um momento artístico e cultural, no qual grupos amadores bracarenses puderam demonstrar os seus talentos artísticos. Na edição deste ano, subiram ao palco: a Backstage - Escola de Dança e Artes Performativas; o Colégio Leonardo Vinci com excertos do musical ?Annie?; a cantora Catarina Araújo que apresentou alguns temas do CD ?Estórias ao Luar?. O sarau contou ainda com um desfile de moda, preparado por jovens criadores da escola profissional Esprominho. A Companhia da Música também se fez representar, com um grupo de guitarras. Referência ainda para a presença de alunos da Escola de Música Guitarra Latina, com violinos e flautas transversais, na fase de receção aos convidados.
Galardoados:
Os galardoados individuais nesta edição, foram os seguintes: Personalidade: Miguel Macedo; Carreira: Maria do Céu Sousa Fernandes; Saudade: José Vaz Pinto; Altruísmo: Isabel Varanda; Artes e Cultura: Eduardo Pires de Oliveira; Artes Tradicionais e Populares: Alfredo Machado; Associativismo: António Fernandes; Ciências e Educação: Irene Montenegro; Desporto: José Carlos Macedo; Juventude: Inês Vinagre; Música: António Vilas Boas;
Os troféus coletivos foram para as seguintes instituições: Entidade do ano: Corpo Nacional de Escutas; Associação Cultural e Recreativa: Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho; Associação Desportiva: Associação Portuguesa de Deficientes ? Braga; Empresa do Setor Comércio/Serviços: Armazém dos Terceiros; Empresa do Setor Hotelaria/Restauração: Pastelaria Lusitana; Empresa do Setor Industrial: Bosch Car Multimedia Portugal; Entidade da Área de Ensino: Colégio Teresiano; Evento: Braga 2012 ? Capital Europeia da Juventude; Junta de Freguesia: Nogueira; Instituição de Solidariedade Social: Associação de Paralisia Cerebral de Braga; Organismo de Serviço Público: Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
Recorde-se que a decisão sobre a entrega destes 22 galardões coube a um numeroso júri, que envolveu mais de 800 pessoas e entidades do concelho.
Os vencedores foram apurados em três fases, num processo longo.
2012.05.13Jornal Diário do Minho
Ver mais notícias