Leandro Almeida
Nasceu em 25 de julho de 1954, é Professor Catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorou-se em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, na Universidade do Porto, em 1987, e prestou Provas de Agregação em Psicologia na Universidade do Minho, em 1994. Na sua preparação do doutoramento, realizou estágios na Universidade de Yale (USA) e na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Iniciou a sua atividade docente como monitor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 1978/79. Nesta Faculdade, veio a ser Presidente do Conselho Directivo. Ingressou na Universidade do Minho, como Professor Auxiliar, em 1988. Desempenhou vários cargos institucionais, tendo sido Vice-Presidente do Conselho Académico (2000/02) e Vice-Reitor (2006/09) da Universidade do Minho. Atualmente é Presidente do Instituto de Educação. Coordena projetos de investigação e orienta um grupo de investigadores nos domínios da cognição e aprendizagem, adaptação e sucesso académico, e, mais recentemente, sobredotação e excelência em situações de aprendizagem e de rendimento. É autor de duas centenas de trabalhos, entre livros, capítulos de livros e artigos, publicados em Portugal e no estrangeiro, em particular em Espanha e no Brasil. Autor ou co-autor de algumas provas para a avaliação psicológica nas áreas da inteligência e da aprendizagem, editadas em Portugal e no Brasil. Integra o Conselho Editorial de várias revistas de Psicologia e de Educação, no país e no estrangeiro. É membro de várias associações científicas nacionais e internacionais, tendo desempenhado funções diretivas em várias delas. Foi presidente da Direção Nacional da Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT), integrou o Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional (ME). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2002/05), tendo coordenado a 5ª Comissão. Tem sido consultor científico do Governo Regional da Madeira na definição de estudos e programas tendo em vista a identificação e apoio aos alunos sobredotados. Recebeu o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho em 2019.
Atividade:Professor Cated. Psic. Educação no Inst. Educação da U.M.