ACES Braga

O início de funcionamento dos centros de saúde data de 1971, a sua regulação foi reformulada em 1982 e profundamente alterada em 1999. Na procura permanente de melhorar o funcionamento dos centros de saúde e a melhor forma de incrementar o acesso dos cidadãos à prestação de cuidados de saúde, assim como a melhor forma de os gerir, sem esquecer os ganhos em saúde, em 2008, foram criados os agrupamentos de centros de saúde. O ACeS de Braga tem como objetivo garantir a prestação de Cuidados de Saúde Primários à população do concelho de Braga, servindo neste momento um conjunto de 204.392 utentes inscritos, através de uma equipa multidisciplinar, com cerca de 600 profissionais de saúde, centrados na organização do acesso aos cuidados de Saúde Primários. Para cumprir a sua missão, o ACeS desenvolve atividades de promoção de saúde e prevenção da doença, prestação de cuidados na doença e ligação a outros organismos na comunidade para uma efetiva continuidade dos cuidados. O ACeS é um organismo de saúde com autonomia administrativa, constituído por várias Unidades Funcionais, designadamente: 17 Unidades de Saúde Familiar (USF); 2 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 3 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC); A Unidade de Saúde Pública (USP) e A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). O ACeS dispõe, ainda, de outros serviços, tais como: Equipa Coordenadora Local (ECL); Centro de Diagnóstico Pneumonológico (CDP); Centro de Aconselhamento e Deteção precoce da infeção VIH/SIDA (CAD) e o Serviço de Atendimento Permanente (SAP).

Atividade:Saúde pública

Website:https://aces-braga.webnode.pt/

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- Associação Humanitária Habitat (Galardão Inst. de Sol. Social) e Manuel Lomba (Pres. União Dist. das I.P.S.S. de Braga) - Edição XIV, 2011