Notícias

Galardões distinguem valores da terra

Foi mais uma noite de Galardões ?A Nossa Terra?, que já vai na 16 edição, e que distinguiu 22 personalidades e entidades do concelho que se destacaram com acções de relevo em prol do concelho e da região nas mais variadas áreas.

Foi mais uma noite de tributo à cidade na já habitual gala dos galardões ?A Nossa Terra? que ontem, à noite, no auditório do Parque de Exposições de Braga, distinguiu os cidadãos e entidades que se destacaram em acções de relevo em prol do concelho e da região nos mais variados sectores de actuação.

A XVI edição dos Galardões ?A Nossa Terra? visa afirmar o nome de Braga como terra de gente com mérito e valor e a prova está na panóplia infindável de pessoas e instituições que todos os anos constam na lista dos galardões. Recorde-se que os regulamentos não permitem que uma identidade ou personalidade seja premiada mais do que uma vez na mesma categoria.

Em tempos de crise, José Ferreira, responsável da Direnor e mentor do evento, disse que ?é muito difícil pôr de pé uma iniciativa como esta que envolve largas centenas de pessoas, empresas e personalidades do concelho. Uma iniciativa que só se torna possível pelo percurso que fizemos para trás, ou seja, seria muito difícil se estivéssemos a iniciar hoje este processo e ele vingasse.?

A gala dos galardões foi abrilhantada por um sarau artístico e cultural que abriu ao som da fanfarra do agrupamento de Real nº 458 do Corpo Nacional de Escutas, prosseguiu com a actuação musical dos ?Artistolinhas? da Fundação Vieira Gomes, com a declamação de alguns poemas de alguns alunos da EB1 de Nogueira e um momento musical da Escola de Música Mozart. Teatro, um momento de humor e a encerrar ?Fado in Bossa? com Ana Gomes e Uriel Varallo.

Pelo palco do auditório do Parque de Exposições de Braga foram distinguidos 22 personalidades e instituições do concelho com um galardão inspirado na torre de menagem.
A casa comercial ?Pic Pic?, fundada a 1 de Maio de 1944, na Rua do Souto, foi a primeira distinção da noite no sector do ?Comércio/Serviços?. No sector ?Industrial? o galardão foi entregue à empresa de metalurgia, ?Etma?. Na categoria da ?Restauração/Pastelaria/Hotelaria? foi distinguido o restaurante ?Cozinha da Sé?.

A médica Cristina Nogueira Silva arrebatou o prémio ?Juventude? que considerou ?ser um alento para continuar a sua carreira numa cidade que ainda vive os ecos da Capital Europeia da Juventude?. Destaque ainda para o grupo de música tradicional e popular portuguesa, ?Canto D?Aqui? que recebeu o galardão ?Música?. Nas ?Artes Tradicionais e Populares? foi distinguida Ana Maria Azevedo que dedicou este troféu ?a todas as mulheres do Minho que cantam?.

João Araújo, coordenador geral do núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas foi distinguido na área do ?Associativismo?. O público viu ainda ser distinguido Fernando Pinheiro com o galardão ?Artes e Cultura?.

A A.R.C.U.M. ? Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho arrecadou o galardão ?Associação Cultural e Recreativa?. No ?Desporto? a distinção coube a Melissa Antunes, jovem atleta que se destaca nas modalidades de futsal e futebol de onze. A noite de gala consagrou ainda a ?Associação de Basquetebol de Braga? com o troféu ?Associação Desportiva?. Na categoria de ?Organismo Público? o reconhecimento foi para o trabalho desenvolvido pelo Regimento de Cavalaria de Braga e Panoias foi a junta galardoada na edição deste ano.

Cecília Leão venceu na categoria ?Ciências e Educação? e o galardão ?Entidade Área de Ensino? foi entregue à EB 2,3 de Lamaçães. O prémio ?Altruísmo? foi para o padre Roberto Mariz pelo seu trabalho em prol da comunidade. À Santa Casa da Misericórdia de Braga, que este ano comemora 500 anos, foi atribuído o galardão ?Instituição de Solidariedade Social?. O troféu ?Evento? foi atribuído à Rampa da Falperra. O prémio ?Carreira? foi para o Cónego António Macedo e o galardão ?Saudade? coube ao advogado António Pedro Lousa. Com o galardão ?Personalidade? foi distinguido a canoísta, Emanuel Silva. O atleta não marcou presença porque se encontra na final da Taça do Mundo de canoagem, mas fez-se representar pela mãe que agradeceu a distinção. O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian arrecadou o prémio ?Entidade?.

  • Galardoados XVI edição
Ver mais notícias

Galardões "A Nossa Terra"

nas redes sociais

Galardões Multimédia



- Restaurante Cozinha da Sé (Ricardo Pereira) - Galardão Empresa Rest./Past./ Hotelaria - Edição XVI, 2013